Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

- Todos os trabalhos deverão seguir este template.

- Será permitido o envio de até três trabalhos por pessoa, sendo autor ou coautor. É obrigatório que um dos autores estejam com inscrição confirmada até a data de notificação dos trabalhos aprovados (02 de agosto).

- Todos os trabalhos deverão ser formatados seguindo as orientações do template, contendo até 10 páginas (referências inclusas), no formato .doc e submetidos pela plataforma do evento. O arquivo não deverá ter informações dos autores.

- No ato da submissão, a pessoa responsável deverá escolher um dos eixos do evento ao qual o trabalho tem aderência.

- É de responsabilidade dos autores o correto preenchimento dos metadados da submissão dentro da plataforma, inserindo todos os dados de todos os autores.

- Submissões que não atenderem a um dos requisitos acima serão excluídas da plataforma e os autores notificados.

Eixo 1 - Não deixar ninguém para trás

Iniciativas voltadas à acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social e enfoque de gênero e de identidades étnico-raciais. Empoderamento da comunidade e cidadania. Competência em informação para públicos em vulnerabilidade social. Sustentabilidade e meio ambiente. Censura, liberdade de expressão e liberdade intelectual. Democracia e Desigualdade. As bibliotecas e os a pessoa bibliotecária na cultura do privilégio.

Eixo 2 - O Advocacy de todo dia

Movimento associativo no Brasil e no mundo. Atuação política da pessoa bibliotecária. Políticas públicas para a promoção da leitura, da literatura e das bibliotecas. Proatividade e liderança em defesa da profissão. Órgãos representativos da classe (centros acadêmicos, coletivos, associações, sindicatos, FEBAB, Conselhos Regional e Federal de Biblioteconomia e IFLA).

Eixo 3 - Formação e identidade profissional

Ética e moral. Ensino (tradicional e a distância) e currículos de Biblioteconomia. Formação continuada. Imagem e status da pessoa bibliotecária e da biblioteca. Demandas do mercado emergente de trabalho. Novas competências e habilidades. História da Biblioteconomia.

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões

Epistemologia, história e desenvolvimento das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação. Tendências em pesquisa. Interdisciplinaridade. Organização da informação e do conhecimento. Produção e comunicação da informação em ciência, tecnologia e inovação. Informação e memória. Informação e saúde.

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento

Criatividade e inovação aberta para processos, produtos e serviços. Gestão de projetos. Gestão financeira e captação de recursos. Cultura da participação. Gestão de marketing. Serviço de referência. Arquitetura e equipamentos de bibliotecas. Gestão da comunicação. Desenvolvimento de coleções (seleção, avaliação, preservação) e coleções especiais. Gestão de pessoas e de processos. Makerspaces e coworkings. Metodologias inovadoras de gestão.

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios

Cultura digital. Futuro do trabalho e das bibliotecas. Tecnologia para a democratização no acesso à informação. Inovação no emprego de tecnologias. Vigilância tecnológica e privacidade. Produtos e serviços de bibliotecas para nativos digitais. Vertentes e tendências: blockchain, big data, data science, realidade virtual, robotização, inteligência artificial, ciência aberta, games e internet das coisas. A biblioteca do futuro. Softwares livres. Gestão de repositórios digitais, bibliotecas virtuais e uso de e-books, portais e dados abertos.

Eixo 7 - VI Fórum das Bibliotecas Públicas

Evento paralelo do Grupo de Trabalho em Bibliotecas Públicas da FEBAB.

Eixo 8 - III Fórum das Bibliotecas de Arte

Evento paralelo da Redarte - Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro.

Eixo 9 - II Fórum de Bibliotecas Prisionais

Evento paralelo da Comissão Brasileiro de Bibliotecas Prisionais da FEBAB.

Eixo 10 - II Fórum de Bibliotecas Universitárias

Evento paralelo da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias da FEBAB.

Eixo 11 - I Seminário sobre Relações Étnico-raciais e Decolonialidade

Evento paralelo do Grupo de Trabalho em Relações Étnico-Raciais e Decolonialidade da FEBAB.

Eixo 12 - I Fórum de Catalogação

Evento paralelo do Grupo de Trabalho em Catalogação da FEBAB.

Eixo 13 - Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas

Evento paralelo do Grupo de Informação e Documentação Jurídica do Distrito Federal.

Eixo 14 - I Fórum de Debate sobre Competência em Informação

Trabalhos submetidos para o I Fórum de Debate sobre Competência em Informação, organizado pelo Grupo de Trabalho de Competência em Informação da FEBAB.

Política de Privacidade

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