Sobre a Revista

É inegável que os acontecimentos destes quase dois anos de pandemia impuseram desafios e ao mesmo tempo em que mostraram forças que sequer imaginávamos, escancarou também as desigualdades do nosso país. Estamos com 134 milhões de pessoas vacinadas com duas doses no Brasil e enquanto este texto é escrito, a nova variante Ômicron tem chamado a atenção e nos colocado diante de novas incertezas.

É diante deste contexto que nós da FEBAB, começamos em abril de 2021 a organizar a 29ª edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. Analisamos, debatemos e fizemos um exercício de escuta aberto a toda classe bibliotecária a partir de um questionário online em que obtivemos quase 600 respostas. Em julho, divulgamos que o CBBD 2022 será online, pois mesmo torcendo para que tenhamos o melhor dos panoramas sanitários, muitos profissionais perderam seus empregos, algumas bibliotecas fecharam suas portas para sempre e as instituições que sempre apoiaram a ida de seus profissionais para os eventos, estão realizando grandes esforços para se manter com orçamentos que severamente tiveram inúmeros cortes. Infelizmente ainda será um ano de muitas dificuldades em inúmeros aspectos.

Reafirmamos nosso compromisso em manter a qualidade das reflexões de nosso Congresso proporcionando uma experiência de trocas e compartilhamento de conhecimento, com conteúdos de vanguarda. Queremos ampliar o número de pessoas, permitindo discussões sobre todas as tipologias de bibliotecas e ao maior número de abordagens, com a diversidade e acessibilidade que tanto prezamos. Neste espírito é que escolhemos o tema do CBBD 2022:

Bibliotecas por um mundo melhor: década da ação

Internacionalmente, tem se discutido o quanto as bibliotecas têm assumido papel de destaque para a garantia da cidadania, por assegurar acesso igualitário e fidedigno às informações, em promover espaços cada vez mais diversos e inclusivos. Para um mundo que enfrenta e enfrentará pandemias e crises, acreditamos que o acolhimento será o grande diferencial das bibliotecas. Somos mais que coleções, somos locais de pessoas!

Como é de conhecimento, desde 2016 começamos a trabalhar com a Agenda 2030, que culminou no tema do CBBD de 2017, realizado na cidade de Fortaleza. Em 2019, ainda tendo este plano de ação global como pano de fundo, seguimos acompanhando as ações relativas à Agenda na América Latina e Caribe e por essa razão o tema foi “Desigualdade e democracia: qual o papel das bibliotecas?”. Para 2022, precisamos nos alinhar ao movimento “Década da Ação” organizado pela ONU, que visa acelerar o alcance das 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até o ano de 2030. Por essa razão, relacionamos o lema da nossa gestão com o compromisso da ONU e com o plano de governo da atual Presidenta da IFLA Barbara Lison, pois as bibliotecas têm papel importante na construção de um futuro sustentável.