COMPETÊNCIAS DIGITAIS: O PROFESSOR COMO GATEWAY DE NOVOS PESQUISADORES

Autores

  • Cláudia Abreu Pecegueiro UFMA
  • Cassia Cordeiro Furtado UFMA
  • Raimunda Ramos Marinho UFMA

Palavras-chave:

Competências digitais. Professor/discente. PARFOR.

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais da investigação quali-quantitativa realizada para mapear as competências digitais de professores - discentes participantes de um programa de formação continuada. No século XXI o conceito de leitura e escrita teve sua abordagem ampliada, passando a envolver novas formas de acesso à informação e ao conhecimento, estando em relevo a informação digital, possibilitando ao indivíduo participar plenamente na vida social e cívica. Assim, o domínio no uso da informática, em variantes tecnológicas, notadamente a internet, torna-se fundamental para os professores como forma de acesso as fontes bibliográficas, e a aquisição da competência para buscar, selecionar e usar as informações bibliográficas. Notadamente para desempenhar seu labor, que envolve crianças e jovens da Geração Z. Estabelece-se como objetivo geral identificar uso e domínio das tecnologias digitais, que possibilitam a inclusão social pelo professor no processo de ensino-aprendizagem. Conclui que a sociedade do conhecimento exige um novo perfil de educador onde os docentes devem ser o gateway das bibliotecas digitais do alunado afim de suprir as necessidades informacionais dos mesmos para estudo e para formação cidadã.

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Edição

Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.