BIBLIOTECA INFANTIL: RELAÇÃO DE COOPERAÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO À BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Alexei David Antonio UFSCar
  • Marcelo José Araújo UFSCar - UNIP

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Biblioteca Infantil, Leitura, Brinquedoteca.

Resumo

A Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (BCo-UFSCar), por sua característica de biblioteca comunitária, criou nas suas dependências um espaço dedicado especialmente ao público infantil, isto é, criou a sua biblioteca infantil. A princípio é comum imaginar que biblioteca universitária não se casa bem com biblioteca infantil, mas o que se observa na BCo-UFSCar é um casamento perfeito entre a “biblioteca para adultos” e a “biblioteca para crianças”. A biblioteca infantil da BCo-UFSCar está organizada com uma diversidade expressiva de obras literárias infantis, todas catalogadas e disponíveis para empréstimo. Desde a sua criação em 1995, pôde-se observar certa regularidade de crianças, alunos e pais frequentando-a para consulta ou empréstimo de livros. Mas, foi recentemente que se pensou em um formato de biblioteca infantil que unisse o prazer da leitura com o prazer do brincar. Dai então se elaborou um projeto que a reestilizasse e a revitalizasse e, com isso, ela passou a contar com dos ambientes: o da leitura, e o do brincar. Desta forma, estruturando a biblioteca infantil em ambientes (leitura e brinquedoteca), a criança pôde no mesmo espaço de leitura, brincar; e no mesmo espaço de brincar, ler. Estava assim construído um espaço encantado! A biblioteca universitária se rendia completamente aos encantos de um espaço infantil onde o lúdico, o prazer e a diversão se irmanam.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.