AÇÕES INFORMACIONAIS DE MEDIAÇÃO DA BIBLIOTECA DO CEFET/RJ - CAMPUS VALENÇA: PROPOSTA DE TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÃO PARA PRODUTORES RURAIS NA CIDADE DE VALENÇA/RJ

Autores

  • Maria Luiza Silva de Sousa Freitas Unirio
  • Evelyn Goyannes Dill Orrico UNIRIO

Palavras-chave:

Transferência de informação. Produtor rural. Mediação da informação. Divulgação científica. Biblioteca. CEFET/RJ. Valença/RJ

Resumo

Esta pesquisa apresenta a problemática da transferência de informação para os produtores rurais que comercializam produtos de origem animal no Mercado Municipal de Valença. Teve como objetivo geral propor a criação de ações informacionais de mediação realizadas pela Biblioteca do CEFET/RJ - Campus Valença visando facilitar o acesso à informação pelos produtores rurais do Mercado Municipal e por objetivos específicos a caracterização do perfil socioeconômico dos produtores rurais, a identificação das suas principais demandas e necessidades informacionais, o aumento do grau de conhecimento e do uso de fontes de informação sobre produtos e tecnologias agropecuárias e as perspectivas do relacionamento dos veterinários com os produtores rurais. A metodologia adotada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, destacando-se o estudo de caso dos produtores rurais de alimentos de origem animal do Mercado Municipal de Valença, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada realizada com os produtores rurais e com os veterinários. Como resultado, constatou-se que a comunicação por meio de conversas com o produtor rural, mediadas pela biblioteca do CEFET/RJ - Campus Valença, utilizando uma linguagem comum e mais acessível aos produtores rurais, fortaleceria a interação entre os produtores rurais e os extensionistas para a transferência de tecnologias e disseminação da informação.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.