SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BIBLIOTECAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE (CE)

Autores

  • Ana Rafaela Sales de Araújo UFCA
  • Rebecca Maria de Freitas Sousa Oliveira UFCA
  • Midinai Gomes Bezerra UFCA

Palavras-chave:

Serviços de informação. Bibliotecas universitárias – Juazeiro do Norte (CE). Instituições de Ensino Superior – Juazeiro do Norte (CE)

Resumo

Apresenta um estudo comparativo entre os serviços de informação das bibliotecas de Instituições de Ensino Superior públicas e particulares da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Objetiva identificar os elementos que caracterizam os serviços ofertados pelas bibliotecas de Instituições de Ensino Superior da cidade citada, para perceber quais serviços são melhores aceitos pelos usuários dessas instituições. Propõe entender as diferenças entre os serviços prestados entre instituições de ensino público e particular na cidade supracitada. Quanto ao método de pesquisa, esta possui caráter descritivo-exploratória, inserida na abordagem qualitativa. O campo de pesquisa se constitui de sete bibliotecas de Instituições de Ensino Superior da cidade de Juazeiro do Norte (CE), três da rede pública (composta por bibliotecas de pequeno porte, de Universidade Federal, Estadual e Instituto Federal, denominadas na pesquisa de BIES1, BIES2, BIES3), e quatro do âmbito privado (composta por bibliotecas de pequeno porte, de Centro Universitário e Faculdades, denominadas na pesquisa de BIES4, BIES5, BIES6, BIES7). Conclui que os objetivos da pesquisa foram atingidos, pois realizou-se, mesmo com limitações de acesso à informação nos portais, a identificação dos serviços de informação das bibliotecas estudadas bem como suas características, mapeamento e estudo comparativo.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.