PARCERIA BIBLIOTECA & DOCENTES NA PRÁTICA DO LETRAMENTO INFORMACIONAL ACADÊMICO

Autores

  • Ligiana Clemente do Carmo Damiano ESALQ/USP
  • Eliana Maria Garcia ESALQ/USP
  • Thais Cristiane Campos de Moraes ESALQ/USP

Palavras-chave:

Letramento informacional, Letramento acadêmico, Information Literacy, Capacitação de Usuários, Serviços ao Cliente, Bibliotecas Universitárias

Resumo

Apresenta a prática de letramento informacional acadêmico na Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, através do projeto de implantação de disciplina obrigatória no curso de Engenharia Agronômica, compartilhando com docentes a responsabilidade pelo conteúdo programático para capacitação dos alunos nos temas relacionados à pesquisa bibliográfica e escrita científica. Estabeleceu-se a parceria Biblioteca - Docente, apresentando-se como uma oportunidade facilitadora para criação de competências devido aos excelentes resultados alcançados na disciplina LAN 0132 – Informação Científica, também ministrada pela equipe da DIBD desde 2010 no curso de Ciências dos Alimentos. Com o objetivo de promover a utilização do conhecimento para implantação de novos serviços e proporcionar aos alunos habilidades para identificar e acessar as diferentes ferramentas disponíveis, são descritas as etapas de implantação da disciplina LES 0216 – Conhecimento e Pesquisa, o planejamento contendo a definição do escopo do projeto, análise de riscos, requisitos, custos, metodologia, atribuições da equipe, além da elaboração dos programas de aula e documentos de apoio, aplicação dos métodos de avaliação e análise dos indicadores de meta e resultados. A integração de treinamentos da Biblioteca no currículo da graduação e a atuação de bibliotecários em parceria com docentes nesta prática de letramento informacional contribuiu para a excelência dos serviços prestados à comunidade acadêmica, apresentando-se como uma oportunidade facilitadora que de fato atenderá aos cursos de graduação da ESALQ/USP em relação às demandas de pesquisa bibliográfica e ao rigor das técnicas de escrita científica.

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Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.