GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA PARA TREINAMENTOS À DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Juliana Soares Lima UFC
  • Francisco Edvander Pires Santos UFC
  • Izabel Lima dos Santos UFC

Palavras-chave:

Google Classroom. Ambiente virtual de aprendizagem. Ensino à distância. Biblioteca universitária. Educação de usuários.

Resumo

O trabalho discute a realização de treinamentos à distância ofertados em caráter experimental por duas bibliotecas universitárias que utilizaram o Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem. Justifica a escolha dessa ferramenta em virtude de fatores que dificultaram a instituição a adotar a sua própria plataforma EaD, porém, reforça que, futuramente, o ambiente virtual de aprendizagem da Universidade poderá ser utilizado para os treinamentos à distância. Ratifica a flexibilidade que o EaD proporciona aos interessados em participar dos treinamentos oferecidos pelas bibliotecas, na medida em que permite ao aluno escolher dia e horário para acessar a plataforma. Apresenta os dados quantitativos da avaliação feita pelos alunos de um dos treinamentos EaD ministrado pela equipe de bibliotecários, na tentativa de demonstrar a preferência dos participantes por cursos EaD, se comparados aos presenciais, e o grau de satisfação para com o conteúdo ministrado. Conclui que o diferencial da produção de conteúdo para esses treinamentos tem sido a preparação do material com base nas dúvidas trazidas pelos próprios usuários das bibliotecas, seja no atendimento ou nos treinamentos presenciais.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.