ELICITAÇÃO DE REQUISITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO UTILIZANDO A ETNOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Renato Marques Alves Univasf
  • Ricardo Argenton Ramos UNIVASF
  • Rodrigo Pereira Ramos Univasf
  • Teresinha Fróes Burnham UFBA

Palavras-chave:

Elicitação de requisitos. Sistema de Informação. Gerenciamento de dados. Biofábrica

Resumo

A elicitação de informações para iniciar um desenvolvimento de sistema sempre foi um grande desafio para os desenvolvedores de software, muitas vezes por falta de tempo, ou de experiência dos desenvolvedores ou mesmo pela dificuldade inerente a esta fase. Várias técnicas e métodos são desenvolvidos para que se alcance o sucesso nesta fase. Um desses métodos é a etnografia, que tem como ideia principal que o engenheiro de requisitos participe das atividades como usuário e obtenha o conhecimento necessário para gerar os requisitos. Este artigo apresenta um relato de experiência de um profissional bibliotecário que assumiu o papel de engenheiro de requisitos, utilizando o método etnográfico (observação, entrevista e consulta a documentação) para elicitar os requisitos de um sistema real, pouco comum, na área de biofabrica. O estudo de caso foi realizado com o apoio de uma empresa especializada na produção de insetos transgênicos em grande escala (como o Aedes aegypti). Os requisitos obtidos foram validados através da técnica prototipação em papel. Os resultados apontam a questão da complexidade como fator crítico para o entendimento de um sistema centrado no gerenciamento de dados e os requisitos essenciais para o controle e monitoramento de dados na área de biofábrica. Conclui-se afirmando que a Etnografia combinada com a prototipação em papel foi essencial para a compreensão e definição dos requisitos.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.