ABORDAGEM QUANTITATIVA NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES: A EXPERIÊNCIA DO SIBI-UFSCAR

Autores

  • Denilson de Oliveira Sarvo UFSCar
  • Emilene da Silva Ribeiro UFSCar
  • Marina Penteado de Freitas UFSCar
  • Bruna Nascimento Rodrigues UFSCar
  • Daniele Aparecida da Cunha Carvalho Amaral UFSCar

Palavras-chave:

Desenvolvimento de coleções, Indicadores bibliométricos, Avaliação de curso, Gestão de bibliotecas.

Resumo

O relato apresenta a experiência do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de São Carlos (SIBi-UFSCar) de utilizar indicadores bibliométricos e análise quantitativa visando subsidiar o processo de tomada de decisão para o desenvolvimento de coleções de suas unidades de informação. Dados extraídos a partir de relatórios do sistema de gestão Pergamum foram importados para o software VantagePoint possibilitando a realização de análises com enfoque em duas abordagens - a quantidade de obras segundo as exigências de avaliação de cursos do MEC e a quantidade de exemplares conforme as demandas de uso dos usuários - a elaboração de indicadores auxiliou o diagnóstico dos pontos fortes e fracos do acervo, demonstrando divergências entre os requisitos de avaliação e uso real das coleções, subsidiando deste modo a tomada de decisão quanto a alocação de recursos para a aquisição de materiais informacionais das unidades do SIBi-UFSCar.

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Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.