A RELAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS, A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM BIBLIOTECONOMIA E SUA UTILIZAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UM PROJETO EM DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Laura Mariane de Andrade UNESP
  • Disleide Silvia Valerio Gounella UNESP

Palavras-chave:

Ferramentas de mídias sociais. Produção Científica. Facebook.

Resumo

Sob a temática do estudo das publicações científicas sobre Ferramentas de Mídias Sociais (FMS) produzidas por profissionais da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) através de Bibliotecas Universitárias (BUs), objetiva-se pesquisar a divergência entre o que afirma a produção científica e as dificuldades na implementação. O problema aborda as BUs e sua falta de habilidade para colocar em prática o conhecimento científico sobre FMS utilizadas institucionalmente. Justifica-se a existência desta pesquisa com a pretensão de compreender por que a produção científica tem um posicionamento de tão fácil aderência das ferramentas sociais e a prática encontra tanta dificuldade em implementar seu uso. Com o objetivo de realizar um estudo comparativo entre a literatura publicada sobre Mídias Sociais na área da BCI e a utilização de FMS nas bibliotecas universitárias brasileiras, pretende-se, com foco na ferramenta Facebook, realizar a pesquisa em uma etapa de levantamento bibliográfico de publicações científicas sobre a aplicação de FMS na BCI e outra de elaboração de um estudo de amostragem da utilização de FMS em bibliotecas, para então efetuar um cruzamento da utilização empírica e de modelos de utilização sugeridos. Por fim, serão analisados os casos de sucesso e lacunas para que se possa chegar a uma conclusão da divergência entre a teoria e a prática de implementação e uso da ferramenta como página de bibliotecas.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.