RELATO DE EXPERIÊNCIA - AÇÕES PARA CRIAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA PARTICULAR MISTA

Autores

  • Debora Zamban UDESC
  • Daniela Capri CESUSC
  • Morena Pereira Porto UFSC
  • Juliana Frainer UFSC

Palavras-chave:

Biblioteca mista. Relato de Experiência. Serviço de referência.

Resumo

Com a criação das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, muitas Instituições de Ensino ampliaram os serviços em educação, não se limitando apenas ao nível básico e ou superior, e sim na oferta dos dois níveis de ensino. Isso implicou em uma reestruturação dos serviços oferecidos por essas Instituições, incluindo os serviços oferecidos pelas bibliotecas. A biblioteca deve suprir as necessidades informacionais, promover o incentivo à leitura e fomentar a pesquisa e, considerando a diversificação do público que atendem, a implantação das Bibliotecas Mistas começaram a ser mais recorrentes nas instituições. Mediante essa contextualização, tem-se o desafio encontrado por uma Biblioteca de uma Instituição de Ensino, que precisou readequar os serviços quase exclusivos para o público universitário, para a inclusão de serviços com foco no público escolar, experenciando uma Biblioteca Mista. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é de relatar as ações efetivadas para inserir o público infantil e infanto-juvenil em uma biblioteca predominantemente universitária. Sendo assim, houveram muitas ações implementadas para atrair o público escolar, como a readequação do espaço físico, ampliação do acervo infantil e infanto-juvenil, novas formas de classificação do acervo, projeto de contação de histórias que tiveram boa aceitação e desde então, estão sendo efetivados. Todas essas ações estiveram diretamente vinculadas ao desafio de não alterar significativamente os serviços oferecidos ao público universitário e que fossem ações sustentáveis. Esse relato de experiência se vislumbra como uma possibilidade de efetivar a essência e função das bibliotecas independentemente do formato ou público que atendem.

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Eixo 2: 3º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática.