PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE: UM ESTUDO SOBRE OS BEST-SELLERS INFANTO-JUVENIS

Autores

  • Karolinne de Santana Boto UFS
  • Márcia Ivo Braz UFPE

Palavras-chave:

Leitura. Adolescentes. Best-Sellers.

Resumo

Considerando que a leitura começa a ser desenvolvida a partir da adolescência, num período mais conturbado, essa prática aparece com certa desmotivação. Nesse sentido, a falta de biblioteca na escola ou a falta de atualização ou diversificação do acervo também prejudica esse desenvolvimento do hábito de ler. Diante da importância de se estabelecer o hábito da leitura numa fase onde o indivíduo não é mais criança, mas também não é adulto, o objetivo geral deste estudo é desenvolver um breve estudo sobre os best-sellers e identificar características de leitura no público adolescente , propondo atividades de incentivo à leitura adequada a este público da biblioteca escolar. De modo específico, serão abordados os seguintes pontos: Identificar as necessidades dos adolescentes do Ensino Fundamental Maior e do Ensino Médio na busca de leitura, e se praticam através do acesso e do uso da biblioteca escolar ou através de outros meios; Propor alternativas para incentivar a leitura e a formação do leitor, através da biblioteca escolar para os adolescentes do ensino médio; Abordar os Best Seller (literatura de massa) e suportes tecnológicos de comunicação como forma de incentivar o hábito de leitura entre os adolescentes de ensino médio. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica, o presente estudo de caso colheu informações por meio de questionários com professores e alunos através de gráficos, com o intuito de identificar questões referentes aos hábitos de leitura e a inclusão dos Best-Sellers como ferramenta didática e prática prazerosa e cotidiana.

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Eixo 2: 3º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática.