O TEMA “VULNERABILIDADE” NO PORTAL BU-UFSC: SUBSÍDIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO DE “VULNERABILIDADE EM INFORMAÇÃO” NO ÂMBITO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

Autores

  • Mayara Lacerda Leal UFSC
  • Elizete Vieira Vitorino UFSC
  • Eliane Rodrigues Mota Orelo IFC
  • Ana Cláudia Perpétuo de Oliveira UFSC
  • Djuli Machado De Lucca UFSC

Palavras-chave:

Competência em informação. Vulnerabilidade. Vulnerabilidade em informação

Resumo

O tema da vulnerabilidade é citado repetidas vezes na literatura. As populações vulneráveis são apresentadas em documentos internacionais e também brasileiros. Este trabalho trata da busca dos temas “vulnerabilidade” e “vulnerabilidade em informação”, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação vinculado à temática da competência em informação. A abordagem da pesquisa é qualitativa, a pesquisa é exploratória e bibliográfica e os referidos temas são pesquisados no Portal da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (Portal BU-UFSC). Os variados usos do tema “vulnerabilidade”, identificam distintas faces de aplicabilidade do termo, seja como condição de risco, seja sob aspectos sociais e socioeconômicos, mas também no âmbito profissional, psicológico ou ligados a tratamentos de saúde e bem estar familiar. O tema “vulnerabilidade em informação”, ainda não se apresenta citado no referido Portal, o que denota o ineditismo deste. Abriu-se um leque de conceitos, sentidos e características da vulnerabilidade que podem ser úteis à proposição de conexões com a competência em informação, as quais são relevantes à profissão bibliotecária. Ser competente em informação consiste em saber identificar necessidades de informação, saber usar fontes, usufruir destas e compartilhar com outras pessoas e isto faz todo o sentido quando estamos tratando da conexão desta temática com a vulnerabilidade.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)