CICLO DE FORMAÇÃO EM COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS: RELATO DE IMPLANTAÇÃO DE UM CONCEITO INOVADOR

Autores

  • Teresa Raquel Vanalli Unesp
  • Jaqueline Costa Castilho Moreira Unesp

Palavras-chave:

Sociedade da Informação. Biblioteca. Inovações Pedagógicas, Ensino não Formal, Estratégias de Pesquisa.

Resumo

RESUMO: Acessar de forma responsável e consciente a informação, maximizando seu uso com senso ético é uma problemática que precisa ser discutida na sociedade do século XXI. Daí a necessidade do desenvolvimento e a disseminação das estratégias de competências informacionais em âmbito educacional, formal, não formal e informal. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências de ensino não formal e aprendizagens obtidas com um ciclo de formação disponibilizado pela parceria entre a biblioteca e uma docente sobre competências informacionais. O primeiro módulo do Ciclo ocorreu na biblioteca de uma instituição pública de ensino superior paulista, no período de janeiro/fevereiro de 2017, com o seguinte conteúdo: Concepções sobre o tema; Apresentação da Biblioteca (regulamentos, produtos e serviços oferecidos); Visita técnica orientada; Recursos informacionais e Avaliação final. Foram utilizados vários recursos pedagógicos, desde os tradicionais, como exposição didática em power point e banners como também a vivência em dinâmicas de grupo e a participação em jogos virtuais de forma a estimular a proatividade dos cursistas frente aos conhecimentos tratados no ciclo. A experiência gerou material didático, estratégias de aplicação de dinâmicas em grupo, bem como expectativas dos cursistas sobre as próximas edições. Observou-se nas falas dos graduandos que o curso atendeu as expectativas de ampliação de conhecimentos sobre as competências informacionais; e com eles o aprimoramento das estratégias e de suas aplicações de forma crítica, ativa e criativa, não somente nos trabalhos acadêmicos, mas como forma de enfrentamento das situações cotidianas.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)