AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO ARGUMENTO PARA A PROPOSIÇÃO DE UM NOVO CONCEITO DE BIBLIOTECA

Autores

  • Bruna Heller Universidade Feevale
  • Patricia Valerim Universidade Feevale
  • Sabrina Leal Araujo Universidade Feevale
  • Suanny Corrêa Coronel Universidade Feevale

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária. Tecnologia. Avaliação institucional

Resumo

A biblioteca universitária vem acompanhando as tendências de adaptação às novas tecnologias e comportamento da sociedade. A Biblioteca do Campus II da Universidade Feevale (Novo Hamburgo, RS), teve sua estrutura ampliada principalmente impulsionada pelos resultados das avaliações institucionais, somada a intenção da Reitoria em investir no conceito de câmpus inteligente, viu-se o momento oportuno de não só realizar uma ampliação em 3.300m², totalizando 5.900m², mas também de ofertar um novo conceito de espaço. Foi implantada a tecnologia Radio Frequency Identification – RFID, para o serviço de autoatendimento, novos espaços foram criados: salas de estudo em grupo e individual, miniauditório, sala multimídia, espaço para uma cafeteria, lounges em todos os pavimentos, que permitem além do estudo tradicional a socialização da comunidade acadêmica. A questão de acessibilidade também foi amplamente contemplada. Após a inauguração, para obter uma percepção inicial do usuário sobre o resultado do projeto, foi disponibilizado um mural com adesivos para que eles expressassem suas opiniões acerca do novo espaço. Dos mais de 500 comentários expostos, houve muitos comentários positivos e alguns que indicaram melhorias na sinalização, já que a mesma ainda não havia sido finalizada. Conclui-se que, as pesquisas institucionais puderam medir, em um primeiro momento, a necessidade de mudanças no que se refere aos espaços. No futuro, cabe a aplicação de uma nova pesquisa, para analisar qual é, de fato, a percepção e satisfação dos usuários.

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Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)