A BIBLIOTECA CENTRAL DO CCS COMO AGENTE SOCIAL: PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM ESTAR POR MEIO DE CAMPANHAS.

Autores

  • Cássia Costa Rocha Daniel de Deus UFRJ
  • Grasiele Barreto Rangel Monteiro UFRJ / UNIRIO

Palavras-chave:

Biblioteca universitária. Extensão. Saúde. Campanhas.

Resumo

A Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com o apoio da Decania do Centro, realiza anualmente o projeto “Biblioteca Central do CCS nas Estações”, que compreende campanhas sócio-educativas para promoção da saúde e qualidade de vida. Destinado à comunidade acadêmica e externa, tem o intuito de fornecer não apenas o suporte informacional como também atuar de forma efetiva no âmbito das atividades de extensão da Universidade. A ideia do projeto “Biblioteca Central do CCS nas estações” foi concebida após o sucesso e repercussão de campanhas realizadas isoladamente. A sistemática do projeto abrange uma campanha mensal, que envolve a divulgação de material informativo (folders, vídeos e banners), como também atividades complementares (palestras, exposições, oficinas e estandes) sobre a prevenção de doenças e conscientização sobre o bem estar. Além disso, algumas parcerias internas e externas são estabelecidas para fomentar as campanhas, como por exemplo: Instituto Nacional de Câncer (INCA), Alcoólicos Anônimos (AA), Ministério da Saúde e profissionais da área da Saúde. Uma das principais estratégias adotada para a divulgação e internalização das informações consiste na distribuição de diversos brindes planejados, exclusivamente, para cada campanha. As temáticas propostas são adaptadas dos calendários oficiais na área da Saúde. A divulgação criativa das informações e as orientações profissionais constituem um dos diferenciais do projeto, assim como a pertinência e a importância dos temas para a saúde. Outro fator relevante é a ampliação da visão dos usuários e funcionários sobre a atuação da biblioteca como agente social.

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Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)