AMBIENTE DE INTEGRAÇÃO DA LEITURA AO LAZER: O CASO DA BIBLIOTECA DO IFSP - PRESIDENTE EPITÁCIO
Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Ambiente de integração, Biblioteca do IFSP - Presidente Epitácio, Leitura e lazerResumo
A proposta educacional contemporânea entende que o ambiente educacional deve romper estruturais fechadas e fragmentadas, enfatizando a necessidade da construção de espaços de cooperação e autonomia que possibilite a motivação para debates, construção de projetos, socialização e reflexão. Desse modo, a biblioteca ocupa um papel fundamental para implementação de um modelo educacional inovador. Partindo das demandas apresentadas pelos usuários, o objetivo geral deste trabalho é relatar o processo de reestruturação do ambiente da biblioteca como espaço de leitura, cultura, lazer e socialização para comunidade. Assim, tem o intuito de apresentar como está sendo a transição do ambiente da biblioteca, como espaço além de empréstimos de livros e leituras individuais, valorizando a interação entre os envolvidos e sua socialização e lazer. Como metodologia de trabalho foram propostas atividades diversificadas envolvendo lazer, cultura, leitura, pesquisa, infotecnologia e socialização, espaços no quais os usuários da biblioteca possam se sentir acolhidos, além de terem oportunidades de interagir uns com os outros, adquirindo conhecimentos e vivenciando experiências de acesso ao conhecimento de forma lúdica e prazerosa. A remodelagem da dinâmica da biblioteca é fundamental para adaptar as novas necessidades informacionais dos usuários. Nesse contexto, a biblioteca escolar precisa estar mais atuante nas relações de ensino-aprendizagem, além do papel social e cultural, ultrapassando dos limites das funções tradicionais (empréstimos de livros).Downloads
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Eixo 11: IX Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.