O bibliotecário como mediador da informação
atividades práticas desenvolvidas na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Palavras-chave:
Comunicação mediada por computador, Serviços de referência eletrônica, Treinamento de usuários, Comunidades científicas, BibliotecáriosResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades de atendimento do Serviço de Acesso à Informação (SAI) realizados com o auxílio de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e seus impactos na comunidade. Cada atividade foi estabelecida em um diferente período, mas todas nasceram de demandas de discentes e docentes, com resultados positivos tanto de satisfação quanto de autonomia aos usuários após cada uma delas. Apesar de os serviços existirem por conta própria, as TICs ampliaram a conexão da biblioteca com a comunidade, garantindo maior participação e integração com os usuários.
Referências
DIVISÃO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO, FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. A biblioteca: histórico e missão. São Paulo: FMUSP, [S.d.]. Disponível em: https://fm.usp.br/biblioteca/informacoes/historico-e-missao. Acesso em: 9 jun. 2025.
GOOGLE WORKSPACE. Apps para empresas e ferramentas colaborativas. Disponível em: https://workspace.google.com/intl/pt-BR/. Acesso em: 13 jun. 2025.
MOREIRA, Paloma Rodrigues. Serviço de referência: atendimento durante a pandemia de Covid-19. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 29., 2022, São Paulo, Anais eletrônicos [...], 2022, Recife, 2022, p. 1–9. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2022/article/view/2533. Acesso em: 10 ago. 2025.
MURPHY, Jeannette. Transforming health science libraries around the globe: the impact of technology. Health Information & Libraries Journal, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 201–204, 2024.
SÃO PAULO. Decreto no 64.879, de 20 de março de 2020. 20 mar. 2020. Reconhece o estado de calamidade pública, decorrente da pandemia do COVID-19, que atinge o Estado de São Paulo, e dispõe sobre medidas adicionais para enfrentá-lo. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2020/decreto-64879-20.03.2020.html. Acesso em: 13 jun. 2025.
SHIN, Hwayeon Danielle et al. Information and communication technology-based interventions for suicide prevention implemented in clinical settings: a scoping review. BMC Health Services Research, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 281, 23 mar. 2023.
SOUZA, Maria Naires Alves de; COSTA, Rosane Maria. A experiência do usuário com treinamento remoto em biblioteca universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 29., 2022, São Paulo, Anais eletrônicos [...], 2022, Recife, 2022, p. 1–11. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2022/article/view/2464/2541. Acesso em: 10 ago. 2025
TECHNOLOGIES de l’information et de la communication: the large terminological dictionary (GDT). Québec: Office québécois de la langue française, 2008. Disponível em: https://vitrinelinguistique.oqlf.gouv.qc.ca/fiche-gdt/fiche/8349341/technologies-de-linformation-et-de-la-communication. Acesso em: 13 jun. 2025.
TOURN, Luciana Rita. Tecnología educativa para el docente bibliotecario. E-Ciencias de la Información, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 162–171, dez. 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/coronavirus. Acesso em: 13 jun. 2025.