Serviço de referência

atendimento durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Paloma Rodrigues Moreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Serviço de referência, Pandemia de COVID-19

Resumo

O serviço de referência é responsável pelo atendimento ao usuário nas bibliotecas. Durante a pandemia do Coronavírus, as bibliotecas precisaram fechar as portas de forma imediata e temporária, impossibilitando que o atendimento presencial aos usuários acontecesse. Este estudo apresenta uma análise do serviço de referência da Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD), da PUC-Rio, e as adaptações que precisaram ser feitas no atendimento por conta do isolamento social. A pesquisa tem caráter bibliográfico e descritivo. A disseminação da informação e do conhecimento precisa ocorrer e essa pesquisa demonstra que apesar das circunstâncias, as bibliotecas repensaram os serviços e recursos de forma rápida para atender a comunidade. Os serviços presenciais foram suspensos em toda universidade e a DBD da PUC-Rio passou a atender aos usuários remotamente, oferecendo treinamentos on-line e disponibilizando um Portal com informações importantes para aquele momento. A biblioteca universitária tem um papel fundamental na sociedade e a Divisão de Bibliotecas entendendo sua responsabilidade, atuou de forma ágil para que seus usuários não fossem prejudicados por conta da situação que o mundo vivia.

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento