O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
1. Os trabalhos submetidos podem ser relatos de pesquisas (concluídas ou parcialmente concluídas) ou relatos de experiência pertinentes a um dos Eixos temáticos listados ao fim desta página. Deve ser indicado somente um eixo temático para cada trabalho submetido.
2. O trabalho deve conter no mínimo 10 e no máximo 12 páginas conforme a formatação apresentada no template para submissão, e já considerando as informações pré-textuais (título, resumos, palavras-chave) e pós-textuais (referências). Há apenas um formato de trabalho (de 10 a 12 páginas, conforme descrito nesta página). Não há trabalhos do tipo “pôster”.
3. O template está configurado exatamente com a formatação que deve ser utilizada para a submissão do trabalho. Para facilitar a formatação de seu trabalho, utilize a opção “Estilos” em seu editor de texto.
4. O trabalho deve estar redigido em língua portuguesa, formatado conforme o template e ser submetido para avaliação no formato DOCX ou DOC. O recebimento dos trabalhos ocorrerá exclusivamente pela plataforma de submissão.
5. Cada trabalho pode conter até 5 pessoas listadas na autoria. Será permitido o envio de até 3 trabalhos por pessoa, seja na condição de autoria principal ou de coautoria. Não há restrições quanto à formação ou à titulação dos autores. Trabalhos que não atenderem a estes requisitos (por ultrapassarem o limite de 5 autores ou o limite de trabalhos por pessoa) serão rejeitados pela Comissão Científica e os autores serão notificados.
6. A autoria não deve constar no arquivo, devendo ser indicada apenas nos metadados da plataforma durante a submissão. Antes do envio do trabalho para avaliação, a Comissão Científica verificará os arquivos visando a assegurar uma avaliação dupla-cega dos trabalhos.
7. A formatação do trabalho, bem como sua revisão ortográfica e gramatical, é de total responsabilidade das pessoas listadas na autoria. A submissão do trabalho deve ser feita por uma destas pessoas listadas, que ficará responsável por receber/enviar todas as comunicações de/para a Comissão Científica.
8. Cada trabalho será submetido à avaliação de, no mínimo, dois membros da Comissão Científica (formada por professores/as e pesquisadores/as das áreas de Biblioteconomia e Ciências da Informação, vinculados a universidades brasileiras) que recomendarão a aprovação com ou sem alterações ou a rejeição do trabalho a partir dos seguintes quesitos:
adequação do trabalho ao escopo do SNBU 2025 e ao eixo temático; se necessário, o avaliador poderá sugerir outro eixo pertinente;
originalidade e inovação;
adequação do título ao conteúdo do trabalho;
clareza na apresentação dos objetivos do trabalho;
adequação da metodologia aos objetivos do trabalho;
adequação da revisão de literatura/documentos citados aos objetivos do trabalho;
relevância para a área e contribuições trazidas pelos resultados, discussões e considerações do trabalho;
coerência, clareza e objetividade na organização do texto;
qualidade do texto em relação à correção ortográfica/gramatical, às normas de citação e de referência e ao template do evento.
9. Os trabalhos aceitos para apresentação, mas com indicações de correções deverão ter sua versão final corrigida submetida até o prazo estabelecido pela Comissão Científica, sob pena de não inclusão na programação do SNBU.
10. Ao realizarem a submissão, as pessoas responsáveis pelo trabalho concordam com os termos e condições descritos nesta página e na plataforma de submissão, e que, uma vez incluído na programação, o trabalho será publicado nos anais do SNBU 2025 sob a licença Creative Commons – Atribuição (CC-BY), que permite a livre distribuição do trabalho, desde que mencionada a fonte.
11. Apresentação dos trabalhos: os trabalhos aprovados para o SNBU 2025 deverão ser apresentados presencialmente por uma das pessoas listadas na autoria. Instruções complementares e detalhes sobre as apresentações serão encaminhados próximo da realização do evento.
12. Publicação dos trabalhos: os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais do SNBU 2025.
13. Dúvidas sobre a submissão e avaliação do trabalho devem ser encaminhadas à Comissão Científica.
Eixo 1 - Biblioteca e Sociedade
Abrange estudos e práticas voltados à integração das bibliotecas com a sociedade, alinhados à Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Eixo 2 - Inclusão e Pertencimento
Destaca ações e pesquisas que promovem a inclusão plena de pessoas com deficiência e o protagonismo de grupos minoritários no ambiente das bibliotecas.
Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas
Contempla iniciativas relacionadas à gestão de pessoas, acervos, tratamento da informação, além de estratégias políticas e institucionais para fortalecer as bibliotecas.
Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação
Abrange ações, pesquisas e iniciativas voltadas ao desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores para bibliotecas. Compreende também o uso e desenvolvimento de soluções tecnológicas, incluindo Inteligência Artificial, automação, digitalização e outras ferramentas que modernizam e aprimoram a experiência dos usuários.
Eixo 5 - Ciência Aberta
Explora todo o ecossistema da Ciência Aberta, incluindo Acesso Aberto, Ciência Cidadã, Infraestruturas Abertas, Repositórios, Acordos e Contratos, entre outros temas essenciais.
Eixo 6 - Advocacy em Bibliotecas Acadêmicas
Foca no papel político e social da Biblioteconomia, destacando a atuação da pessoa bibliotecária como agente de transformação e defesa da profissão.
Eixo 7 - Censura e Pós-Verdade
Inclui estudos, relatos e iniciativas de combate à censura informacional e à disseminação de fake news, promovendo a defesa da informação confiável.
Eixo 8 - Métricas
Apresenta contribuições para dar visibilidade às bibliotecas ou voltadas para mensuração do impacto das bibliotecas e de suas instituições em avaliações nacionais e internacionais.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.