Bibliotecas acessíveis

uma realidade da EESC e do IQSC da USP

Autores

  • Elenise Maria de Araújo Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
  • Eduardo Graziosi Silva Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
  • Clelia Junko Kinzu Dimário IQSC-USP

Palavras-chave:

Biblioteca universitarias - acessibilidade;, Acessibilidade - bibliotecas universitárias;, Acessibilidade - biblioteca;, biblioteca -acessibilidade;, Inclusão social

Resumo

Relato de experiência da execução do projeto de acessibilidade nas bibliotecas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) do campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) para atender de maneira inclusiva o público com deficiência, quer seja visual, auditiva e /ou de locomoção, promovendo a igualdade de direitos e fomentando a inclusão social. O projeto foi aprovado no âmbito do Programa Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - (Edital Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/Organização das Nações Unidas (ODS/ONU) – 2021) e está inserido no campo temático "1.1.10. Redução das Desigualdades" e visa atender às inúmeras situações de desigualdade, que abrangem tanto os aspectos socioeconômicos dos cidadãos quanto à acessibilidade das informações e do conhecimento. Dentre os objetivos específicos, o projeto visa atender os ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura e ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. As bibliotecas, enquanto espaços democráticos, devem promover a interação e disseminação do conhecimento, propiciando a todos o acesso aos serviços, produtos informacionais e a infraestrutura disponível. Assim, propôs-se a adequação das bibliotecas da EESC e do IQSC da USP aos requisitos de acessibilidade que envolvem as dimensões comunicacionais, instrumentais, arquitetônicos e atitudinais visando diminuir as barreiras para que as pessoas com deficiência visual, auditiva e /ou de locomoção possam desenvolver suas atividades acadêmicas, profissionais, de recreação e de lazer. Os procedimentos metodológicos para elaboração do projeto envolveram as seguintes ações: realização de um benchmarking das bibliotecas acessíveis em âmbito nacional e internacional; mapeamento da situação arquitetônica, instrumental, comunicacional e atitudinal das bibliotecas EESC e IQSC, utilizando o checklist da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB); consulta aos especialistas das associações de pessoas com deficiência da cidade (surdos, cegos e com mobilidade reduzida); realização de um curso básico de Libras com três turmas (60 alunos); produção de um vídeo institucional das bibliotecas com tradução em Libras; aquisição de itens de sinalização vertical e horizontal com Braille (placas para ambientes/salas, escadas, rampas, mapas táteis, sinalizadores de degraus, alarmes audiovisuais para banheiros e piso tátil interno); aquisição de kits de Tecnologias Assistivas. Espera-se que os resultados obtidos sensibilizem a comunidade acadêmica para as questões de acessibilidade, fornecendo aos futuros engenheiros e químicos modelos de inclusão para ambientes e serviços que incorporam os conceitos de desenho universal e rota e sinalização acessíveis, promovendo o compartilhamento do conhecimento gerado na Universidade.

Biografia do Autor

Elenise Maria de Araújo, Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo

Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP); Especialista em Docência do Ensino superior pelo SENAC (2018); em Uso Estratégico das Tecnologias da Informação (2001) em Formação de Agentes Locais de Sustentabilidade Sócio-ambiental (2004); Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1990). Atua como Chefe Técnica do Serviço de Biblioteca da EESC-USP e colabora nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica nos programas de pós-graduação dos Departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica da EESC-USP; Colabora nas disciplinas de Preparação Pedagógica: Estratégias de Ensino em Engenharia Elétrica no programa de pós-graduação do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP. Professora no Curso de pós-graduação lato senso do Departamento de Engenharia de Produção e do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC-USP e no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP). orcid.org/0000-0003-3537-3811

Eduardo Graziosi Silva, Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo

Doutorando (2019) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus de Marília (2018). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus de São Carlos (2011). Atualmente é bibliotecário da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) onde atua como Chefe da Seção de Atendimento ao Usuário do Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes.

Referências

BOTELHO, M. de F. C.; MENEZES, N. C. Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal da Bahia. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, Natal, v. 6, p. 1-20, 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 152, n. 127, p. 2-11, 7 jul. 2015. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 jun. 2022.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DE INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES. Instrumento de avaliação das condições de acessibilidade em bibliotecas (checklist). São Paulo: FEBAB, 2018. Disponível em: https://www.acoesfebab.com/checkliston. Acesso em: 2 jun. 2022.

WELLICHAN, D. da S. P. Atendimento a usuários com deficiência: contexto e formação de equipes em bibliotecas universitárias. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/234516. Acesso em: 6 jun. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022