Nas estantes da biblioteca ubíqua
a importância dos multiletramentos na cibercultura
Palavras-chave:
Cibercultura, Ubiquidade, Multiletramentos, Letramento Informacional.Resumo
No cenário da cibercultura, as informações estão dispostas no digital em rede, necessitando que os usuários possuam conhecimento crítico para lidar com a grande circulação informacional, além da desinformação que cresce nas redes. As bibliotecas físicas redefinem suas práticas para atender a necessidade de letramento informacional crescente. Este estudo relaciona as informações que se expandem no digital em rede como uma biblioteca ubíqua. Apoiando na bricolagem metodológica da multirrefencialidade, etnopesquisa critica e pesquisas com os cotidianos na educação. Verificou-se a atuação dos multiletramentos para dar conta da complexidade de linguagens e dispositivos que surgem no ambiente digital, agregando valor aos serviços prestados, pelas bibliotecas e o bibliotecário como agente educacional.
Referências
ALVES, Nilda. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês B.; ALVES, Nilda (Orgs). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. 3 ed. Petrópolis: DP et alii. 2008. p.39-48
ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos: após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SUSSUKIND, Maria Luiza (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45.
ARDOINO, Jaques. Pensar a multirreferencialidade. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sergio. (Orgs). Jacques Ardoino e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p.87-99
BORGES, Jose Luiz. A Biblioteca de Babel. In: BORGES, Jose Luiz. Ficções (1944). São Paulo: Companhia das Letras, 2005. E-book.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2003
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação/Universidade de Brasília, 2012.
KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen SS. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LATOUR, Bruno. Plus elles se répandent, plus les bibliothèques deviennent centrales. Bulletin des libraries de France (BBF), France, n. 1, p. 34-36, 2011. Disponível em: https://bbf.enssib.fr/consulter/bbf-2011-01-0034-007. Acesso em: 08 jun. 2020.
LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: Cunha, Paulo (Org). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. p. 11-23.
LOWRY, Charles B. Let’s call it the “ubiquitous library” instead. Portal - Libraries and the academy, Maryland, v. 5, n. 3, July 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1353/pla.2005.0036. Acesso em: 25 nov. 2020.
MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas Ciências Humanas e Educação. Salvador: EDUFBA, 2000.
RODRIGUEZ, Joaquim. La biblioteca ubíqua. Los futuros del libro: libros, editores y lectores em El Siglo XXI, Madrid, 4 mar. 2011. Disponível em: https://www.madrimasd.org/blogs/futurosdellibro/2011/03/04/132975#.Xyd3KuhKjIU. Acesso em: 20 jul. 2020.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubiqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.