O perfil do leitor literário e sua participação na formação do acervo

um estudo na Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca pública, Leitura literária., Leitor literário

Resumo

As bibliotecas públicas têm um papel fundamental na formação e desenvolvimento do indivíduo ao possibilitarem o acesso à leitura através do seu vasto acervo literário. O estudo de usuários é uma das ferramentas que a biblioteca pode fazer uso, buscando identificar qual o perfil dos seus leitores. O trabalho teve por objetivo geral identificar o perfil do usuário leitor do acervo de literatura da Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva e sua participação na formação do acervo. Os objetivos específicos foram: conhecer por meio do usuário leitor, seus hábitos e motivações para a leitura, preferências literárias de gêneros/autores dos usuários dentro do acervo literário disponível na Instituição; verificar como os leitores avaliam o acervo de literatura; e analisar a participação do usuário leitor nas sugestões de títulos para o acervo da instituição, a partir da caixa de sugestão disponibilizada na biblioteca. Em termos metodológicos, a pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas e fechadas e de múltipla escolha, aplicados com 29 usuários. Os resultados proporcionaram traçar o perfil do leitor literário como sendo predominantemente de adultos, universitários, de gênero feminino, provenientes de 16 bairros de Aracaju. Estes, visitam frequentemente a biblioteca e costumam ler todos os dias; o gênero romance é o favorito e a principal motivação para ler literatura é a obtenção de conhecimento. Os leitores avaliaram positivamente o acervo literário; verificou-se uma pequena participação do leitor ao sugerir livros para o acervo.

Biografia do Autor

Tatiane Roberta dos Santos, UFS

Graduada pelo Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe.

Telma de Carvalho, UFS. Profa. Dra. do Departamento de Ciência da Informação

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação.

Referências

CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.

COSSON, Rildo. A seleção de textos literários em três modos de ler. In: MACHADO, Maria Zélia Versiani et al. Escolhas literárias em jogo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. cap. 1. p. 35-47.

FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINALCOM_CAPA.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudo de uso e usuários da informação. Brasília: Ibict, 1994. 154 p. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/452. Acesso em: 13 maio 2019.

FARIAS, Fabíola Ribeiro; FERNANDES, Cleide Aparecida. Leitura literária e mediação na biblioteca pública: exercício de identidade e alargamento de fronteiras. In: PRADO, Jorge Moisés Kroll do (Org.). Mediação da leitura literária em bibliotecas. Rio de Janeiro: Malê, 2019. Cap. 4, p. 67-77.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HOPPEN, Natascha Helena Franz. O adolescente contemporâneo e seus interesses literários. 2011. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/37541. Acesso em: 5 ago. 2019.

LEITE, Stella Müller. Bibliófilos e suas Coleções na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS: uma percepção sobre o prazer pela leitura. 2017. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande Dosul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/169537. Acesso em: 10 fev. 2020.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://pt.slideshare.net/praetece/e-book-metodologia-do-trabalho-cientifico?from_action=save. Acesso em: 24 jun. 2019.

SEVÄNEN, Erkki. Literatura Moderna como forma de discurso e de conhecimento sobre a sociedade. Sociologias, Porto Alegre , v. 20, n. 48, p. 48-85, ago. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222018000200048&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 fev. 2020.

PATTE, Geneviève. Deixem que leiam. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.

SOARES, Magda. O jogo das escolhas. In: MACHADO, Maria Zélia Versiani et al. Escolhas literárias em jogo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 19-32.

VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento