Conexões da Gestão de Pessoas e o bibliotecário: aspectos práticos

Autores

Palavras-chave:

Conexões, Gestão de Pessoas, Bibliotecário

Resumo

O trabalho tem por objetivo contextualizar a gestão de pessoas e os seus respectivos aspectos que coadunam dentro da prática profissional do bibliotecário. A referida pesquisa é de natureza bibliográfica pautada em uma revisão da literatura para a compreensão sobre a temática em questão. Para tanto, foi observada que a gestão de pessoas dialoga intrinsecamente com o bibliotecário dentro das práticas profissionais, sendo parte constituinte como ferramenta gerencial e que confere habilidades e competências para o gerenciamento das unidades de informação.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas; bibliotecário; conexões

Biografia do Autor

Luciano Pereira dos Santos Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em andamento em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista na modalidade MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de São Paulo (2020-2022). Graduação em Biblioteconomia (2016-2019) pela Universidade Federal do Ceará e Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2010-2015). Possui experiência na área de Ciências da Informação com ênfase em Representação Temática, Gestão de unidades de informação, Organização, Sistemas e Métodos em unidades de informação. Experiência em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional com enfoque em profissiografia e análise de processos seletivos, Agronomia com ênfase em Administração Rural, Economia Rural, Zootecnia e Fitotecnia com ênfase em cultura e micropropagação de tecidos vegetais. Atualmente, Professor Substituto do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará, membro da Comissão de Avaliação de Aproveitamentos de Estudos e Atividades Complementares da Coordenação do curso de Administração. Integrante do projetos de pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Informacionais CNPq (GICAE-UFC) e do Núcleo de Estudos do Comportamento Humano e Gestão de Pessoas (NECH) da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará .

Maria Áurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Membra do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do referido curso. Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela UFC, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UFC, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharela em Biblioteconomia pela UFC. Lider do grupo de pesquisa em Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais. Interesse de pesquisa: Biblioteca universitária. Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Avaliação do Ensino-aprendizagem. 

Referências

AIRES, Ana. Gestão de Recursos Humanos. Recrutamento & Seleção. Universidade Independente. Lisboa, Portugal. Data da publicação 25/09/2007. Disponível em http://www.notapositiva.com/superior/gestaoempresarial/gestaorechumanos/recrutamentoesel eccao.htm acesso em: 16 jul.2022.

ARAÚJO, L.C.G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. São Paulo: Atlas, 2009.

BELLUZZO, R. C. B.; Feres, G. G. Inteligência, criatividade e competência em informação: uma articulação necessária no contexto social contemporâneo. In: Alves, F. M. M.; Corrêa, E. C. D.; Lucas, E. R. de O. (org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 125-153.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas Organizações. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008

BUENO, Silvana Beatriz. Proposta de gestão de pessoas em unidade de informação especializada: a força da motivação e suas implicações no processo de gestão de pessoas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Florianópolis, v.10, n. 1, p. 01-07, jan. 39 / dez., 2005. Disponível em:< www.brapci.ufpr.br/index.php? dd60=0&dd61=motivacao> . Acesso em : 18 de jul. 2022

CAVALCANTE, L P. S. Os desafios do bibliotecário na perspectiva da gestão de pessoas – Trabalho de Conclusão de Curso - Fortaleza, 2019. Disponível em:https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52824. Acesso em 13. jun. 2022.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008., Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A.C. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2001

IVANCEVICH, J.M. Gestão de Recursos Humanos. 10. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

LEMONGI, F., A. C. Práticas de recursos humanos PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. 8. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

VERGUEIRO, Waldomiro de C. S.; MIRANDA, Angélica C. D. Introdução. In: VERGUEIRO, Waldomiro de C. S.; MIRANDA, Angélica C. D. Administração de unidades de informação. Rio Grande: FURG, 2007. p.7-9.

SPUDEIT, Daniela. Gestão de projetos em unidades de informação. In: SPUDEIT, Daniela; KROEFF, Márcia Silveira (org). Gestão de Unidades de Informação. São Paulo: FEBAB, 2017

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento