Estágio Supervisionado em formato remoto na Divisão de Tecnologia da Informação da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Formato remoto, Relato de experiência, BibliotecárioResumo
O presente trabalho apresenta como tema o desenvolvimento das atividades do componente curricular Estágio Supervisionado do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no formato remoto, buscando atingir dois objetivos: relatar a experiência da Divisão de Tecnologia da Informação de supervisionar discentes de Estágio Supervisionado do referido curso no formato remoto e analisar se as finalidades do estágio, presentes no Projeto Pedagógico e no Regulamento de estágio do curso, foram atendidas. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa exploratória e utilizou o relato de experiência como método. Como resultado, foi relatada a vivência da unidade supervisionando 11 estagiários (as) utilizando ferramentas digitais de comunicação. Discutiu-se o imperativo de adaptação ao contexto digital, impulsionado pelos desdobramentos da pandemia de covid-19. A partir dos relatos dos (as) estagiários (as) e as observação da supervisora do estágio, foi concluído que as finalidades do estágio foram atendidas, destacando-se a importância do contato dos (as) discentes com serviços diferenciados em bibliotecas, o uso de ferramentas digitais de comunicação e a importância do trabalho colaborativo entre diferentes unidades de uma instituição.
Referências
ASCOLI, A.; GALINDO, M. A quarta revolução e a necessária reinvenção da Biblioteconomia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 01-21, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e75961. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75961. Acesso em: 24 jul. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMA, A. K. Tendências para a Biblioteconomia: reflexões sobre o futuro da biblioteca universitária brasileira. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) –Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.
UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Departamento de Ciência da Informação. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Biblioteconomia Perfil 0406. Recife, dez. 2018. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/39158/0/PPC_2018.pdf/9e500e3f-be15-42a9-b6da-4d9121001514. Acesso em: 14 jun. 2022.
UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Departamento de Ciência da Informação. Regulamento dos estágios dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação. Recife, 20 mar. 2019. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/431420/431744/Regulamento_Est%C3%A1gio_2019+DCI.pdf/8c5f4e7e-4cd5-4ea9-8f0a-e7b30319388f. Acesso em: 14 jun. 2022..
UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução N. 08/2020. Regulamenta o Calendário Suplementar para os cursos presenciais de graduação da Universidade. Boletim Oficial, n. esp. Recife, 10 jul. 2020. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/38962/2571920/bo64.pdf/5928c0dc-7027-43ca-b31d-63c486feeec1. Acesso em: 10 jul 2022.
UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. UFPE suspende atividades acadêmicas presenciais e orienta sobre atividades remotas, serviços essenciais e ações administrativas específicas. Recife, 16 mar. 2020. Disponível em: https://www.ufpe.br/observatorio-covid-19/comunicacao/informes/-/asset_publisher/V92MXOB78tH0/content/nota-da-ufpe-suspensao-de-atividades-academicas-presenciais-e-novas-orientacoes-sobre-atividades-remotas-servicos-essenciais-e-acoes-administrativas-e/40615. Acesso em: 10 jun. 2022.
UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. UFPE retoma atividades presenciais no calendário acadêmico do semestre letivo 2021.2 da graduação. Recife, 16 fev. 2022. Disponível em: https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/dlhi8nsrz4hK/content/ufpe-retoma-atividades-presenciais-no-calendario-academico-do-semestre-letivo-2021-2-da-graduacao/40615. Acesso em: 10 jun. 2022
UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. UFPE retoma modalidade presencial das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão no dia 27 de junho. Recife, 24 maio 2022. Disponível em: https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/dlhi8nsrz4hK/content/ufpe-retoma-modalidade-presencial-das-atividades-administrativas-de-ensino-pesquisa-e-extensao-no-dia-27-de-junho/40615. Acesso em: 10 jul 2022.