Estágio Supervisionado em formato remoto na Divisão de Tecnologia da Informação da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco

Autores

  • Arabelly Ascoli Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formato remoto, Relato de experiência, Bibliotecário

Resumo

O presente trabalho apresenta como tema o desenvolvimento das atividades do componente curricular Estágio Supervisionado do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no formato remoto, buscando atingir dois objetivos: relatar a experiência da Divisão de Tecnologia da Informação de supervisionar discentes de Estágio Supervisionado do referido curso no formato remoto e analisar se as finalidades do estágio, presentes no Projeto Pedagógico e no Regulamento de estágio do curso, foram atendidas. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa exploratória e utilizou o relato de experiência como método. Como resultado, foi relatada a vivência da unidade supervisionando 11 estagiários (as) utilizando ferramentas digitais de comunicação. Discutiu-se o imperativo de adaptação ao contexto digital, impulsionado pelos desdobramentos da pandemia de covid-19. A partir dos relatos dos (as) estagiários (as) e as observação da supervisora do estágio, foi concluído que as finalidades do estágio foram atendidas, destacando-se a importância do contato dos (as) discentes com serviços diferenciados em bibliotecas, o uso de ferramentas digitais de comunicação e a importância do trabalho colaborativo entre diferentes unidades de uma instituição.

Referências

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional