Relato biblioteconômico de experiência sobre o curso Direitos Humanos para Transformação Social

Autores

Palavras-chave:

Prática profissional., Direitos Humanos., Agenda 2030., Bibliotecário., Direito à Informação., Informação e memória., Ciência da Informação., Arquivologia e Biblioteconomia., Relato de experiência., Interdisciplinaridade - diálogos e conexões.

Resumo

A Biblioteconomia é uma área cativante e motivadora de conhecimento. Isso se justifica por diversos motivos, a missão bibliotecária visa envolver a competência em informação para públicos em vulnerabilidade social, a busca por uma formação continuada, as maneiras de democratizar o acesso à informação que frisam que a pessoa bibliotecária se insere na cultura do privilégio. Merece destaque o fato de que o fazer profissional biblioteconômico perpassa todas as demais áreas do conhecimento, colaborando na organização e disseminação das informações produzidas em quaisquer campo científico, o que viabiliza, naturalmente, a aquisição de conhecimentos variados por parte do bibliotecário. A partir dessa afirmação, este artigo relata a participação do bibliotecário no curso de ‘Direitos Humanos para Transformação Social’. Discorre que profissionais da área de ciência social aplicadas, especialmente, encontram boas oportunidades ao se especializar nesse campo. Ao final, se atestam as contribuições da experiência, mencionando os benefícios alcançados na construção de uma linguagem mais humanizada, e essencialmente humanizador – o homem transmite essa linguagem, cria sentido, comunica, produz mediações em uma cadeia infinita contra a retroação, prospectando a construção da paz e a defesa da vida nas comunidades.

Biografia do Autor

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Vitória, ES, Brazil

Bibliotecário e Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFES) - Linha 2 - Memória, Representação e Informação; Especialista em Educação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq - DGP Reg. Nº: 8448/2017) Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo; desenvolvendo estudos empíricos e teóricos quanto à política, gestão, memória, patrimônio e preservação de documentos arquivísticos no Estado do Espírito Santo, nos variados suportes, nos arquivos públicos e privados. 

Referências

ANNA, Jorge Santa. O encanto pela biblioteconomia: relato de experiência de docência voluntária. Biblionline, v. 13, n. 4, p. 90-99, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n4.37157. Acesso em: 24 jul. 2022.

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodologia. Madri: La Muralla, 2001. 323 p.

FERNANDES, Yrama; CANDAU, Vera. Direitos Humanos, Diferenças E Educação: desafios para o cotidiano escolar. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 40–56, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i01.13436. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13436. Acesso em: 24 jul. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

NASCIMENTO, Luis Felipe Machado do; CULLETON, Alfredo Santiago. As fases e as dimensões da vida. Lia, mas não escrevia: contos, crônicas e poesias [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS,[2014]. p. 158-161, 2014.

ORTEGA Y GASSET, José. Missão do bibliotecário. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.

REAL, Juliana de Oliveira Villa et al. Desenvolvimento da Carreira: Responsabilidade da organização ou responsabilidade do indivíduo? 2017. Disponível em:

http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.ph. Acesso em: 24 jul. 2022.

SOUZA, Mayk. Por Que Os Direitos Humanos São Importantes? Plataforma digital Mídia 4P: coletivo de Entidades Negras – CEN, Salvador, out. 2019. Disponível em: https://midia4p.cartacapital.com.br/por-que-direitos-humanos-sao-importantes/. Acesso em: 24 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões