Futuro do trabalho para o bibliotecário frente aos desafios da economia digital
Palavras-chave:
Futuro do trabalho, Atuação profissional, Atuação do bibliotecárioResumo
Este artigo apresenta reflexões, a partir de pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado, que busca compreender a profissão do Bibliotecário, a partir de sua formação e competências funcionais e sociocomportamentais, diante de uma economia digital, ditada pelas tecnologias emergentes. O propósito deste estudo é propiciar à pesquisadora uma maior familiaridade com o problema apontado e construir novas reflexões a partir de um conhecimento ampliado quanto aos desafios impostos pelo mercado de trabalho ao profissional bibliotecário, cujas habilidades hoje não são mais exclusivas de sua formação e área de atuação, visto que o profissional da informação pode ser incorporado por outras tantas profissões. A Pesquisa de natureza exploratória e de caráter qualitativo que utilizará como prática metodológica o método Quadripolar. Por estar-se estudando um cenário futuro, está sendo aplicada a técnica Delphi, nos pilares: formação e empregabilidade, sendo que o pilar de empregabilidade estudará dois eixos: recrutadores de vagas ou empresas de recrutamento e empresas que estão passando pela transformação digital ou já nasceram digital. O estudo inicialmente aborda o conceito de trabalho, suas dimensões e conexões com carreiras, evoluindo para a era digital, onde a escolha do profissional com as competências e habilidades desejadas passa a ser uma estratégia para o sucesso do modelo de negócio adotado, onde o objeto informação dialoga preferencialmente com as Tecnologias Digitais, dando ainda um panorama do futuro do trabalho, que vem sendo amplamente debatido por organizações em todo o mundo. Nesta etapa da pesquisa ainda não há achados que permitam traçar uma conclusão segura, mas uma questão é evidente – novas estratégias são importantes à formação do bibliotecário, enquanto profissional da informação, qualificando-o para o enfrentamento de uma economia digital e é um intento a ser considerado pelas universidades que pretendem trazer a transformação digital para o centro dos debates da Ciência da Informação.
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