Futuro do trabalho para o bibliotecário frente aos desafios da economia digital

Autores

Palavras-chave:

Futuro do trabalho, Atuação profissional, Atuação do bibliotecário

Resumo

Este artigo apresenta reflexões, a partir de pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado, que busca compreender a profissão do Bibliotecário, a partir de sua formação e competências funcionais e sociocomportamentais, diante de uma economia digital, ditada pelas tecnologias emergentes. O propósito deste estudo é propiciar à pesquisadora uma maior familiaridade com o problema apontado e construir novas reflexões a partir de um conhecimento ampliado quanto aos desafios impostos pelo mercado de trabalho ao profissional bibliotecário, cujas habilidades hoje não são mais exclusivas de sua formação e área de atuação, visto que o profissional da informação pode ser incorporado por outras tantas profissões. A Pesquisa de natureza exploratória e de caráter qualitativo que utilizará como prática metodológica o método Quadripolar. Por estar-se estudando um cenário futuro, está sendo aplicada a técnica Delphi, nos pilares: formação e empregabilidade, sendo que o pilar de empregabilidade estudará dois eixos: recrutadores de vagas ou empresas de recrutamento e empresas que estão passando pela transformação digital ou já nasceram digital.   O estudo inicialmente aborda o conceito de trabalho, suas dimensões e conexões com carreiras, evoluindo para a era digital, onde a escolha do profissional com as competências e habilidades desejadas passa a ser uma estratégia para o sucesso do modelo de negócio adotado, onde o objeto informação dialoga preferencialmente com as Tecnologias Digitais, dando ainda um panorama do futuro do trabalho, que vem sendo amplamente debatido por organizações em todo o mundo. Nesta etapa da pesquisa ainda não há achados que permitam traçar uma conclusão segura, mas uma questão é evidente – novas estratégias são importantes à formação do bibliotecário, enquanto profissional da informação, qualificando-o para o enfrentamento de uma economia digital e é um intento a ser considerado pelas universidades que pretendem trazer a transformação digital para o centro dos debates da Ciência da Informação.

Referências

ARRUDA, Maria da Conceição Calmon; MARTELETO, Regina Maria; SOUZA, Donaldo Bello De. Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão. Ci. Inf., [S. l.], v. 29, n. 3, p. 14–24, 2000.

BARUCH, Yehuda. Transforming careers: from linear to multidirectional career paths: Organizational and individual perspectives. Career Development International, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 58–73, 2004. DOI: 10.1108 / 13620430410518147.

BOERES, Sônia. O letramento e a organização da informação digital aliados ao aprendizado ao longo da vida. RDBCI: Rev. Digit. Bibliotecon. Cienc. Inf, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 483–500, 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i2.8651507.

COLLIN, A.; YOUNG, R. A. The future of career. In: COLLIN, A., & YOUNG, R. A. (org.). The future of career. Cambridge: Cambridge University Press., 2010. p. 276–300. DOI: 10.1017/cbo9780511520853.018.

DAVENPORT, Thomas H. Bid data no trabalho: derrubando mitos e descobrindo oportunidades. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas, 2010.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. In: 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

LENT, Robert. Ciência para educação: uma proposta entre dois mundos. São Paulo: Atheneu, 2018.

MARTINS, Hélio Tadeu. Gestão de carreiras na era do conhecimento: abordagem conceitual e resultados de pesquisa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

QUIVY, RAYMOND; CAMPENHOULDT, Luv Van. Manual de investigação em ciências sociais. [s.l.] : Gradiva, 2018.

RIFKIN, Jeremy. O fim dos empregos: o contínuo crescimento do desemprego em todo o mundo. São Paulo: M. Books do Brasil editora ltda., 2004.

SCHWAB, Klaus. A Quarta revolução industrial [livro eletrônico]. São Paulo: Edipro, 2019.

TAPSCOTT, D. The digital economy: promise and peril in the age of networked intelligence. v. 1 ed. New York: McGraw-Hill, 1996.

VALENTIM, M. L. (Org). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.

VELOSO, Elza F. R.; DUTRA, J. S; NAKATA, L. E. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações y, x e baby boomers. REGE - Revista de Gestão, São Paulo, p. 88–98, 2016. DOI: 10.1016/j.rege.2015.05.001.

VELOSO, Elza F. R. Carreiras sem fronteiras e transição profissional no Brasil: desafios e oportunidades para pessoas e organizações. São Paulo: Atlas, 2012.

WESTERMAN, George; BONNET, Didier; MCA FEE, Andrew. Lea ding Digital. [S. l.], 2014.

WORD ECONOMIC FORUM. The future of Jobs report 2018. Switzerland.

ZABUSKY, Stacia E.; BARLEY, Stephen R. Redefining success: ethnographic observations on the careers of technicians. In: PAUL OSTERMAN (org.). Broken ladders: managerial careers in the new economy. New York: Osford University Press, 1996. p. 185–213.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios