Percepção x Expectativa dos idosos sobre a qualidade do serviço prestado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim no município de Vitória - ES
Palavras-chave:
Biblioteca pública., Biblioteca municipal., Qualidade de serviços., ServQual., Cidade educadora., Gestão de pessoas e de processos., Serviço de referência., Marketing., Processos, produtos e serviços, Equipamentos de bibliotecas.Resumo
Objetivo – a pesquisa situa uma avaliação considerando alguns aspectos dos serviços que impactam diretamente na questão da satisfação dos usuários. Método – Utiliza-se a proposta teórico-metodológica Servqual para diagnosticar as determinantes da qualidade na prestação de serviços prestados pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Município de Vitória – Espírito Santo, Brasil. Importância e Satisfação estão em foco do olhar da população idosa, em especial moradores do centro da capital, os quais avaliam a qualidade dos serviços da biblioteca considerando as determinantes: Tangibilidade, Confiabilidade e Segurança. Resultados – as técnicas de análise empregadas é um construto situacional de gaps próprios da metodologia ServQual. Os resultados indicam que o método é uma útil ferramenta para a gestão e a tomada de decisões, contribuindo para averiguar pontos fortes e fracos de produtos e serviços prestados pela biblioteca pública. Contribuições – ressalta-se que a escala ServQual aponta possíveis inconformidades e ratifica um sistemático enfoque em prol da qualidade, em suma, a abordagem detém uma perspectiva estratégica e considera que a qualidade não pode ser vista de forma isolada, mas integrada a experiências exitosas e as Boas Práticas de Gestão pública. Por ser este um estudo de caso, o método de pesquisa logra que bons serviços é um cenário que projeta a imagem da biblioteca pública em seus diversos campos de atuação, mostrando que compreender fenômenos relacionados a vulnerabilidade social, individual e programática em idosos da comunidade atrai benefícios para toda a comunidade.
Referências
BRASIL. Direitos dos Idosos - Organizações das Nações Unidas para o Idoso Resolução 46/91. Brasília , 2011. Disponível em: https://idoso.mppr.mp.br/arquivos/File/Direitos_dos_Idosos_-_Principios_das_Nacoes_Unidas_para_o_Idoso.pdf. Acesso em 24 jul.2022.
BRASIL. Síntese de indicadores sociais : uma análise das condições de vida da população brasileira : 2016 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro : IBGE, 2016,146 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf. Acesso em: 24 jul.2022.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 6. ed São Paulo: Atlas, 2017. 223 p.
MIGUEL, M. C.; SOUSA, M. M. de; FREIRE, V. F. Avaliação da qualidade nos espaços de popularização da ciência e tecnologia com ênfase na astronomia e nos ambientes imersivos de tecnologias da informação e comunicação. Revista Eletrônica de Inciação Científica Tecnológica e Artística, São Paulo, n. 04, v. 6, 2017. Disponível em: www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wp- content/uploads/2017/04/tec_aplicada.pdf . Acesso em: 19 maio. 2019.
PARASURAMAN, A., ZEITHAML V.A., BERRY, L.L. A conceptual model of services quality and its implication for future research. Journal of Marketing, v. 49, n. 4, p. 41- 50, 1985. Disponível em: http://www.msi.org/reports/a-conceptual- model-of-service-quality-and-its-implications-for-future-resea/. Acesso em: 16 abr. 2022.
PARASURAMAN, A., ZEITHAML V. A., BERRY, L. L. Servqual: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. J Retailing, v. 64, n.1, p.12-40. 1988.
ROCHA, Stefany Silva. Avaliação De Desempenho Financeiro Em Instituições Sem Fins Lucrativos Prestadoras De Serviços: Aplicação Dos Constructos De Vulnerabilidade E Sustentabilidade. 2021, 113f. Dissertação de (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: http://ppgcont.unb.br/images/Dissertacoes/066_Dissertacao_versao-final_Stefany-Silva-Rocha.pdf. Acesso em: 24 jul.2022.
SILVEIRA, R. Z.; MIGUEL, M. C. Avaliar e (re) pensar espaços de socioambientalismo museológico: olhares sobre o Museu de história natural do sul do estado do Espírito Santo. Expressa Extensão, v. 23, n. 1, p. 104-121, 2018.
Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/ article/download/12537/8139. Acesso em: 21 maio. 2022.