Modelo biopsicossocial da deficiência

repositórios institucionais X acessibilidade

Autores

Palavras-chave:

Repositórios Institucionais, Acessibilidade, Modelo Psicossocial da deficiência

Resumo

Os Repositórios Institucionais visam reunir, organizar, estruturar, disseminar e preservar o conhecimento científico e tecnológico produzido no âmbito de uma instituição com o intuito de franquear o acesso à informação a toda a comunidade. Assim, assim devem dispor de estrutura e mecanismos que possibilitem acesso ao seu conteúdo, sobretudo diante do modelo biopsicossocial, que busca compreender a deficiência a partir de uma conjugação de aspectos físicos, biológicos e sociais. O objetivo deste estudo é verificar o índice de acessibilidade dos repositórios das quatro primeiras universidades brasileiras, indicadas pelo Ranking Web of Universities em 2022, a partir do avaliador e simulador de acessibilidade e usabilidade em ambientes digitais Access Monitor. Os resultados revelam que as práticas aceitáveis são insuficientes para garantir a acessibilidade e que as inaceitáveis descumprem os critérios básicos das Diretrizes. A conclusão evidencia a necessidade de adequação desses ambientes aos padrões de acessibilidade, observando os pressupostos da inclusão defendidos pelo modelo biopsicossocial de compreensão da deficiência.

Biografia do Autor

Lucilene Francisco, UNESPAR/UEL

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Maringá (2014), Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Centro Oeste do Paraná (2015) Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Desenvolve estudos na linha de Compartilhamento da Informação e do Conhecimento, onde pesquisa o tema Análise de Políticas de Informação. Atua profissionalmente como Bibliotecária na Universidade Estadual do Paraná

Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Biblioteconomia, Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Pós-Doutorado em Ciência da Informação (2020) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atualmente é professora do Departamento de Biblioteconomia e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Desenvolve estudos nos seguintes temas: Representação da Informação, Catalogação, Metadados, Padrões de Metadados, Repositórios Digitais, Repositórios Digitais Confiáveis, Link Data e Resumos Estruturados em Periódicos Científicos.

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Publicado

10-10-2022