Modelo biopsicossocial da deficiência
repositórios institucionais X acessibilidade
Palavras-chave:
Repositórios Institucionais, Acessibilidade, Modelo Psicossocial da deficiênciaResumo
Os Repositórios Institucionais visam reunir, organizar, estruturar, disseminar e preservar o conhecimento científico e tecnológico produzido no âmbito de uma instituição com o intuito de franquear o acesso à informação a toda a comunidade. Assim, assim devem dispor de estrutura e mecanismos que possibilitem acesso ao seu conteúdo, sobretudo diante do modelo biopsicossocial, que busca compreender a deficiência a partir de uma conjugação de aspectos físicos, biológicos e sociais. O objetivo deste estudo é verificar o índice de acessibilidade dos repositórios das quatro primeiras universidades brasileiras, indicadas pelo Ranking Web of Universities em 2022, a partir do avaliador e simulador de acessibilidade e usabilidade em ambientes digitais Access Monitor. Os resultados revelam que as práticas aceitáveis são insuficientes para garantir a acessibilidade e que as inaceitáveis descumprem os critérios básicos das Diretrizes. A conclusão evidencia a necessidade de adequação desses ambientes aos padrões de acessibilidade, observando os pressupostos da inclusão defendidos pelo modelo biopsicossocial de compreensão da deficiência.
Referências
ACCESS Monitor Plus. Disponível em: accessmonitor.acessibilidade.gov.pt. Acesso em: 10 mai. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146 de 06/07/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: legis.senado.leg.br/norma/584958. Acesso em: 24 fev. 2022.
BARBOSA, Heloisa Helena; ALMEIDA,Vitor. O direito da pessoa com deficiência à informação em tempos da pandemia da Covid-19: Uma questão de acessibilidade e inclusão. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, p. e5452, dez. 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5452/5114. Acesso em: 24 fev. 2022.
CAMARGO, Liriane Soares de Araújo; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. Arquitetura da informação para ambientes informacionais digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008 São Paulo. Anais [...] Brasília: Ancib, 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/181961. Acesso em 24 fev. 2022.
FARIAS, Norma; BUCHALLA, Cássia Maria. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Organização Mundial da Saúde: Conceitos, Usos e Perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 8, n. 2, p. 187-93, 2005.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE [OMS]. CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Lisboa: Direcção Geral de Saúde, 2004.
RANKING WEB OF UNIVERSITIES. América Latina, 2022. Disponível em: webometrics.info/en. Acesso em: 24 fev. 2022.
RIBEIRO, Odília Barbosa; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. Otimização do acesso à informação científica: discussão sobre a aplicação de elementos da arquitetura da informação em repositórios digitais. Biblos. v. 23, n. 2, p.105-116, 2009. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/23954. Acesso em: 20 abr. 2022.
SANTOS, Francieli Lunelli. História da deficiência: do modelo biomédico ao modelo biopsicossocial: concepções, limites e possibilidades. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 2018. Anais eletrônicos [...] Ponta Grossa: UEPG; ANPUH, 2018. Disponível em: https://www.encontro2018.pr.anpuh.org/arquivo/downloadpublic. Acesso em:22 abr. 2022.
SARAGOÇA, Maria José; CANDEIAS, Adelina. Da incapacidade à inclusão: o percurso conceitual à luz da Legislação educativa portuguesa. In: CANDEIAS, Adelina (coord.). Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão. Évora: Universidade de Évora, 2019. Cap. 13, p. 226-243.
THOMAS, Carol. Disability Theory: keyideas, issues and thinkers. In: BARNES, Colin; BARTON, Len; OLIVER, Mike. Disabilities Studies Today. Cambridge: Polity Press, 2002. p. 38-57.
WORLD WIDE WEB CONSORTIUM (W3C). Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0, 2014. Disponível em: www.w3.org/Translations/WCAG20-pt-br. Acesso em: 24 fev. 2022.