Acesso ao patrimônio memorial em bibliotecas universitárias

relato da implantação do Memorial Julieta Carteado

Autores

  • Luciana Silva Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Rejane Maria Rosa Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, sistema memorial, preservação

Resumo

Esse artigo relata a experiência da implantação do Memorial Julieta Carteado na Biblioteca Central Julieta Carteado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), enquanto estratégia de preservação de acervos memoriais. Julieta Carteado Monteiro Lopes, mulher negra, bibliotecária, artista plástica e poetisa, teve um papel de destaque no cenário cultural do município de Feira de Santana. A implantação do memorial parte do pressuposto de que as bibliotecas universitárias, enquanto parte do sistema memorial local, têm um papel relevante na organização e preservação da memória coletiva, podendo adotar a estratégias de organização dos acervos em espaços memoriais que permitam o acesso de pesquisadores e da comunidade em geral.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1997), com especialização em Literatura Infantil e Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2001) e especialização em Gestão de Bibliotecas, Documentos e Acervos pela Faculdade Hélio Rocha (2016). Com experiência como diretora no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é bibliotecária da Universidade Estadual de Feira de Santana e Contadora de Histórias.

Rejane Maria Rosa Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1984). Especialização em Instituições de Ensino Superior (1992) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1994) pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Especialização em Gestão da Inovação Tecnológica (2012) pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Cursando o Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é bibliotecária da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Tem experiência na área de Ciência da Informação e educação.

Referências

BITTENCOURT, Luciana Aguiar. Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Míriam L. Moreira (orgs.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 5.ed. Campinas: Papirus, 2006.

GALINDO, Marcos . Patrimônio memorial e instituições públicas no Brasil.. In: Angel Espina Barrio, Antonio Motta, Mário Hélio Gomes. (Org.). Inovação cultural, patrimônio e educação. 1ed.Recife: Massangana, 2009, v. , p. 251-264. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13882 . Acesso em: 07 jul. 2022.

JACOB, Christian; BARATIN, Marc. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Trad. de Marcela Mortara. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006.

HALL, Stuart. Representation: cultural representations and signifying practices. Londres: Sage Publications, 1997.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. 168p.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões