A iconografia fotográfica como fonte documental
um diálogo entre a memória e a informação
Palavras-chave:
Iconografia fotográfica, Fonte documental, Fotografia documentalResumo
O trabalho analisa a iconografia fotográfica como fonte documental a partir da compreensão epistêmica de documento defendida por Paul Otlet e Suzanne Briet, ratificando as diversas possibilidades de documentos que se asseguram como fontes documentais independentemente do suporte. Observa-se também a fotografia documental como aparato que fomenta o elo entre a memória e a informação. Trata-se de uma pesquisa básica, apresenta o caráter exploratório e se ampara na abordagem qualitativa para análise. Como procedimento adotado, apontamos a pesquisa bibliográfica para realização e corroboração deste estudo no qual sedimenta o arcabouço teórico utilizado. Concluímos que as iconografias fotográficas são importantes fontes de informação e comunicação que viabilizam e sustentam o registro de fatos históricos, posto sua função documental. Alimentando, ainda, a teia da memória histórica e estabelecendo a compreensão das narrativas históricas por meio da análise contextual, as iconografias fotográficas estabelecem, portanto, um diálogo entre a informação e a construção da memória social.
Referências
BRANDÃO, Jack; MASCARENHAS, Mariana da Cruz. Fotografia documental: representação do mundo ou construção do real? LÍBERO, n. 42, p. 88-102, 2018. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/989. Acesso em: 27 fev. 2022.
BRIET, Suzanne. Qu’est-ce que la documentation? Paris: Édit. 1951.
CECATTO, A.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. A iconografia e o ensino de história: potencialidades e possibilidades. In: Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades, 2., 2011, fortaleza. semana de humanidades, humanidades: entre fixos e fluxos, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-15.
FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória. Discursos fotográficos, v. 3, n. 3, p. 205-220, 2007. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1500Acesso em: 05 mar. 2022.
GIANNOTTI, M. A imagem escrita. ARS, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 91-115, 2003. DOI: 10.1590/S1678-53202003000100009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2904. Acesso em: 11 fev. 2022.
GUERRA, Cláudia Bucceroni; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. A imagem fotográfica como documento: desideratos de Otlet. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2009, João Pessoa. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/69/1/PinheiroGENANCIB2009.pdf. Acesso em: 27 fev. 2022
MAIMONE, G. D.; TÁLAMO, M. F. G. M. Tratamento informacional de imagens artístico-pictóricas no contexto da ciência da informação. DataGramaZero, v. 9,
n. 2, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6242. Acesso em: 02 out. 2021.
OLIVEIRA, Lisbeth. Fotografia documental e início do fotojornalismo. Comunicação & Informação, v. 2, n. 1, p. 63-77, 1999. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/22845. Acesso em: 20 maio 2022.
OTLET, Paul. Traité de documentation: le livre sur le livre: théorie et pratique. Bruxelas: Editiones Mundaneum, 1934.
PAIVA, E. F. História e imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ROCHA, Everaldo. Imagem e Cultura Popular: uma abordagem fotográfica documental. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/view/12639. Acesso em: 12 mar. 2022.
SÁ, Alzira Tude de. A imagem fotográfica como representação e documento: um estudo a partir das fotografias de objetos da sala de visitas do escritor Jorge Amado. Informação & Sociedade: Estudos, v. 28, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/37898/19695. Acesso em: 25 de fev. 2022
SARDELICH, M. E. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, pág. 451-472, ago. de 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000200009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 de fev. 2022.
SILVA, Debora Aparecida da; MELLO, Neli Demonico de; SANTOS, Klinger Atuy dos. Uso da fotografia documental como fonte histórica. Revista Educação-UNG-Ser, v. 11, n. 2 ESP, p. 67-79, 2016. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2334. Acesso em: 05 de mar. 2022.
SOUZA, S. dos S.; TRINCHÃO, G. M. C. Educação e desenho: a importância da compreensão da iconografia e da iconologia na análise do livro didático. InterSciencePlace – Revista científica internacional, ed. 26, v. 1, a. 07, p. 132-146, jul./set. 2013.
TONELLO, Izângela Maria Sansoni; MADIO, Telma Campanha de Carvalho. A fotografia como documento: com a palavra Otlet e Briet. Informação & Informação, v. 23, n. 1, p. 77-93, 2018. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/32504. Acesso em: 27 fev. 2022.