Grupos de trabalho como fator de aceleração em bibliotecas universitárias

experiência do SBI PUC-Campinas

Autores

  • Mirian Bezerra de Sousa PUC-Campinas
  • Sergio Silva de Caldas PUC-campinas
  • Jéssica Rodrigues Almeida PUC-Campinas
  • Talita Andrade Rodrigues PUC-Campinas

Palavras-chave:

Grupos de trabalho, Mapeamento de processos, Pesquisa e competência informacional, Desenvolvimento de coleções

Resumo

A abertura e oficialização de grupos de trabalho tem se mostrado eficiente para a execução de diversos projetos necessários em Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior, desse modo, a coordenação do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas propôs a formação de Grupos de Trabalho - GT’s visando solucionar questões inerentes a três frentes de trabalho que necessitavam de desenvolvimento: Mapeamento de Processos, Pesquisa e Competência Informacional e Desenvolvimento de Coleções. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de março de 2020, sendo que das três demandas relatadas, somente uma não teve todos os objetivos específicos alcançados conforme a experiência relatada neste trabalho. Como resultados, obteve-se um desenho dos processos de atendimento nas bibliotecas, a Política de Desenvolvimento de Acervos, a padronização do conteúdo ministrado nas capacitações, um evento expressivo de capacitação na agenda semestral das bibliotecas e a formação de um clube de leitura para o público sênior atendido pelo Vitalià PUC-Campinas.  Conclui-se que esse tipo de operação obteve êxito e revelou o potencial do trabalho colaborativo para o desenvolvimento do sistema de bibliotecas.

Referências

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA. Universidade Federal de Santa Catarina. Comissões, grupos de estudo, trabalho e pesquisa. Disponível em: https://portal.bu.ufsc.br/conheca-a-bu/comissoes-de-trabalho. Acesso em: 27 jun. 2022.

CENTRO DE ENVELHECIMENTO E LONGEVIDADE. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Vitalità. Disponível em: ttps://www.puc-campinas.edu.br/vitalita. Acesso em: 18 jul. 2022.

ROSSI, T.; ANTUNES, C. M. Biblioteca Mapeada: documentando processos na BU/UFSC. In: GRANTS, A. F. L.; DE BEM, R. M. (org) A construção dos saberes: protagonismo compartilhado em serviços de inovações da Biblioteca Universitária da UFSC. Florianópolis: BU Publicações/UFSC, 2018.

SISTEMA DE BIBLIOTECAS E INFORMAÇÃO. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Capacitações. Disponível em: https://www.puc-campinas.edu.br/biblioteca/capacitacoes. Acesso em: 18 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento