Metodologia para o mapeamento e diagnóstico de bibliotecas escolares

relato de experiência do CRB-14

Autores

  • Maria Lourdes Blatt Ohira Conselho Federal de Biblioteconomia
  • Ana Claudia Philippi Pizzorno
  • Mônica Valério Barreto
  • Priscila Machado Borges Sena
  • Orestes Trevisol Neto CRB-14

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Diagnóstico de bibliotecas escolares, Conselho profissional

Resumo

Já se passaram mais de 10 anos da Lei 12.244/2010 que universaliza as bibliotecas escolares no Brasil, no entanto, ainda são tímidos os reflexos de sua efetivação no país. Diante do exposto, o objetivo deste relato de experiência consiste em compartilhar uma metodologia para o mapeamento e diagnóstico de bibliotecas escolares, estejam elas vinculadas a escolas públicas ou privadas. O mapeamento das escolas consistiu no levantamento de informações acerca das bibliotecas escolares por meio de sites oficiais e outros. Com base na resolução nº 220 de 2020 do Conselho Federal de Biblioteconomia foi elaborado um formulário para o diagnóstico de bibliotecas escolares. Conclui-se que o mapeamento das bibliotecas escolares e o diagnóstico podem contribuir/corroborar para o planejamento das atividades de fiscalização e gestão dos Conselhos de classe, bem como contribuir para políticas públicas e fomento de pesquisas na área.

Biografia do Autor

Maria Lourdes Blatt Ohira , Conselho Federal de Biblioteconomia

Conselheira do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), 19ª Gestão (2022/2024) e Coordenadora da Comissão de Bibliotecas Escolares e Públicas (CBEP) do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). Professora aposentada do Curso de Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Ana Claudia Philippi Pizzorno

Vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, 14ª região - CRB-14, 13ª gestão (2021-2023). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Estadual de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC).

Mônica Valério Barreto

Bibliotecária/Pedagoga. Especialista em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e, Educação Infantil e Séries Inicias pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI.

Priscila Machado Borges Sena

  Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (UFMT). Está Pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC);

Orestes Trevisol Neto, CRB-14

Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, 14ª região - CRB-14, 13ª gestão (2021-2023).

Referências

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Publicado

10-10-2022