Apropriação de ferramentas tecnológicas para a divulgação científica

eCÓDICE

Autores

Palavras-chave:

Repositório de ativos on-line., Eventos on-line, Disseminação da informação, Armazenamento e Recuperação da informação

Resumo

Descreve-se a criação e desenvolvimento de plataforma para divulgação de eventos cientíticos da área de Ciência da Informação, empregando recursos gratuitos como WordPress e Tainacan. O repositório de ativos digitais eCÓDICE foi desenvolvido com o propósito de preservar o conteúdo científico gerado, principalmente, a partir do contexto pandêmico da Covid-19. Este trabalho caracteriza-se como exploratório, descritivo e qualitativo por relatar o processo de concretização do eCÓDICE, com o detalhamento da  sua criação, as ferramentas e conhecimentos utilizados e seus resultados. Recurso inédito e desenvolvido por bibliotecárias e bibliotecários para o público de profissionais em biblioteconomia, arquivologia, museologia e áreas afins, sendo possível classificá-lo como estado da arte na disseminação de eventos on-line.

Biografia do Autor

Josilaine Oliveira Cezar, PUCPR

Mestranda de Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Idealizadora do eCÓDICE - Repositório de eventos on-line (www.ecodice.com.br) da área de Ciência da Informação (CI).Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia e Arquivologia. Atua como Bibliotecária de Sistemas no Software Pergamum da PUCPR, com atividades em consultorias para organização de Centros e Unidades de Informação (bibliotecas, arquivos e museus/centros de memória), treinamentos para instituições e profissionais da área de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Professora tutora em cursos EaD em MARC 21 - Formatos Bibliográfico e Autoridade. Conhecimento em Normalização (ABNT), Terminologias, Serviços de Referência e Gestão do Conhecimento. Áreas de interesse: Gestão do conhecimento; Organização e recuperação da informação; Sistemas de informação; Tecnologia e inovação; Informação em saúde; Saúde Baseada em Evidências (SBE); Inteligência Artificial (IA); Ciência de dados; Mineração de texto.

Marcos Sigismundo da Silva, IBICT

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2001). Possui 15 anos de experiência em trabalhos realizados na área de ciência e tecnologia. Atualmente é pesquisador no IBICT. Atuou nos projetos de atualização da CDU (Classificação Decimal Universal). Participa também nas áreas de pesquisa em dados abertos, software livre e consultoria de soluções para pesquisas em C&T. Já exerceu o cargo de Subsecretário de Avaliação e Gestão da Informação na Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, onde gerenciou a Coordenação e a Diretoria de Avaliação e Pesquisa, Gestão da Informação e de Tecnologia. É diretor pela empresa MarcoZero Ltda. Tem experiência como Analista de Informação e Assistente de Pesquisa para articulação, desenvolvimento e implantação de ambientes tecnológicos para o compartilhamento e produção de conhecimento, bem como no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas com vistas ao mapeamento, difusão e reaplicação de práticas e soluções em TICs. 

Leonardo Silva Oliveira, VLEX

Especialista em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Brasília e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Gestor de Conteúdos na vLex Informação Jurídica Inteligente. Foi bibliotecário da Universidade Católica de Brasília de 2002 a 2006. Foi conselheiro do Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região no período entre 2006 e 2008. De 2006 a 2016 foi bibliotecário da Embaixada dos Estados Unidos. Atuou em diversos projetos de implementação e desenvolvimento de repositórios institucionais de importantes Instituições brasileiras. Desenvolveu projetos envolvendo o software Dspace e outros, participando ativamente na definição de metadados, no processo de tomada de decisão da estrutura e interface gráfica, na elaboração de manuais e capacitação de usuários para utilização de plataformas de bibliotecas digitais. Possui experiência em bibliotecas digitais, gestão de conteúdos, desenvolvimento de coleções, referência, marketing e disseminação seletiva da informação.

Priscila Machado Borges Sena, IBICT

Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (UFMT). Está Pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC); Professora Substituta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professora no MBA de Inovação em Unidades de Informação do ITI/UFSCar; Diretora de Formação Política e Profissional (Gestão 2020-2023) na Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB); Editora de Relacionamento na Revista ACB e; Integrante do eCÓDICE, um repositório de eventos online. Experiência na área de Ciência da Informação, com interesse voltado para os seguintes temas: fontes de informação; ecossistemas de startups e inovação; empreendedorismo; tecnologia e inovação; inovação em biblioteca; inovação aberta; ciência aberta. Está Vice-Líder no Grupo de Pesquisa em Gestão e Sustentabilidade na Ciência da Informação (GPSCIn/UFSC). Participa do Grupo de Pesquisa Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação na Era Digital (OMTID-ECA/USP) e do Comitê Técnico de Gestão de Documentos, Informação e Conhecimento da ABEINFO. Esteve Bibliotecária Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Bibliotecas Escolares do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª região (CRB 14). Sua tese de doutorado, sob a orientação da professora doutora Ursula Blattmann, versou sobre Fontes de Informação no Ecossistema de Startups de Florianópolis. Realizou Doutorado Sanduíche (financiado com recursos do Programa PDSE/Capes) na Universidad Carlos III de Madrid, sob a orientação do professor doutor José Antonio Moreiro González

Referências

DALTRO, Mônica Ramos; DE FARIA, Anna Amélia. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015.

MARTINS, Dalton Lopes; SILVA, Marcel Ferrante; SEGUNDO, José Eduardo Santarém; SIQUEIRA, Joyce. Repositório digital com o software livre Tainacan: revisão da ferramenta e exemplo de implantação na área cultural com a Revista Filme Cultura. Anais, 2017. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002928701. Acesso em: 28 maio 2022.

SAYÃO, Luis; TOUTAIN, Lídia Maria Batista Brandão; ROSA, Flávia Goulart Mota Garcia; MARCONDES, Carlos Henrique. Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. [S. l.]: EDUFBA, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ufba/473. Acesso em: 25 jun. 2022.

SHINTAKU, Milton; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Bibliotecas e repositórios no processo de publicação digital. BIBLOS, v. 30, n. 1, p. 61–80, 14 nov. 2016.

WEITZEL, Simone da Rocha. O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 51–71, 10 dez. 2006.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios