As bibliotecas universitárias e a educação a distância na percepção dos gestores educacionais

Autores

  • Maria Elizabeth de O. Costa UFMG
  • Beatriz Valadares Cendón UFMG

Palavras-chave:

Educação a disância, Centros de educação a distância,, Bibliotecas universitárias, Produtos e serviços informacionais

Resumo

O avanço tecnológico possibilitou o nascimento da Educação a Distância, que exigiu a reestruturação dos produtos e serviços oferecidos pelas Bibliotecas Universitárias, considerando a realidade e as necessidades dos alunos dessa modalidade educacional. O presente texto tem como temática a relação das Bibliotecas Universitárias com a Educação a Distância, cujo objetivo é apresentar o papel das Bibliotecas Universitárias no apoio a esse ensino, do ponto de vista dos gestores educacionais do Centro de Apoio a Educação a Distancia das Universidades. Esta etapa da  pesquisa se caracteriza como descritiva e manifesta-se como um estudo de caso, aplicado em seis universidades federais, mediante entrevista concedida pelos diretores do Centro. Analisaram-se quatro categorias: “Uso e contribuição das Bibliotecas Universitárias para melhoria do desempenho do aluno”, “Participação dessas Bibliotecas na elaboração de materiais didáticos”, “Parceria entre instituições, Bibliotecas e os Centros” e “Relacionamento entre esses dois setores”. Os resultados revelaram a existência de uma relação ainda tímida, embora haja reconhecimento do potencial das Bibliotecas Universitárias para com a oferta de materiais tecnicos-científicos, haja vista fortalecer o aprendizado e apoio informacional aos alunos  da Educação a Distância. Concluiu-se acerca da necessidade de intensificar o trabalho das Bibliotecas Universitárias em sintonia com os  Centros de Apoio da EaD na Instituição, com promoção de  ações, serviços e produtos, visando o aluno desta modalidade de ensino, contribuindo assim, com a democratização ao ensino universitário.

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios