Gestão das mídias sociais digitais

o caso das bibliotecas universitárias setoriais dos campi do continente da DIB/UFMA

Autores

  • Raimunda Ribeiro UFMA
  • Soraya Albuquerque

Palavras-chave:

Gestão da comunicação, Mídias sociais digitais, Bibliotecas universitárias, UFMA

Resumo

Destaca-se a gestão das mídias sociais digitais, e seus impactos no processo de gestão da comunicação nas bibliotecas setoriais dos campis do continente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vinculadas a Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB). Tem-se como objetivo, avaliar a gestão das mídias sociais digitais realizada pelas(os) bibliotecárias(os) das bibliotecas universitárias setoriais dos campi de Pinheiro, Imperatriz, Grajaú, Balsas, Codó, Bacabal, São Bernardo e Chapadinha. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, para o desenvolvimento do estudo em tela. O instrumento de coleta de dados e informações utilizado, foi o questionário online, aplicado com as(os) bibliotecárias(os) que atuam nas referidas bibliotecas setoriais. Considera-se a partir dos dados coletados, que dentre as mídias sociais utilizadas tem-se o Facebook, Instagram e o Youtube. Ademais, percebe-se o alinhamento da gestão dessas mídias em consonância com a Diretoria, a qual essas bibliotecas possuem vínculo. Portanto, ressalta-se tanto a relevância de realizar um planejamento constante no que tange informação postada quanto a formação contínua dos(as) bibliotecários(as) para abrangência de conhecimentos a esse aspecto, o que contribuirá de forma eficiente e eficaz com a assistência informacional dos usuários.

 

Referências

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento