Empoderamento e protagonismo do bibliotecário com deficiência nas bibliotecas brasileiras

Autores

  • Mariana França Silva UFMA
  • Luziangela Cordeiro
  • Isabel Cristina dos Santos Diniz

Palavras-chave:

biblioteconomia, empoderamento, protagonismo, bibliotecário com deficiência

Resumo

Este artigo expõe um projeto de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Objetiva analisar os contributos dos bibliotecários com deficiência lotados em bibliotecas brasileiras quanto à implantação de projetos de ação e estratégias voltados para o usuário com deficiência. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quali e quantitativa. Espera-se como resultados desta pesquisa identificar que os conhecimentos e empoderamento desses sujeitos com suas ações individuais e coletivas sejam fatores indispensáveis para o seu desenvolvimento como protagonistas de ações que venham fazer o diferencial para o desenvolvimento da sociedade em prol da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos espaços da biblioteca. Experiências que servirão de estímulos e exemplos a serem seguidos por outros bibliotecários com ou sem deficiência, além de trazer referencial teórico sobre assunto ainda muito escasso.

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Publicado

10-10-2022