Produção científica sobre educação ambiental da pós-graduação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Amazônia Brasileira
Palavras-chave:
Produção científica, Instituto Federal, Educação ambiental, Região Amazônica, SustentabilidadeResumo
Análise da produção científica sobre o tema educação ambiental em Programas de Pós-graduação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em estados da região Amazônica brasileira. A educação ambiental é um tema cada vez mais inserido no dia a dia nas instituições de ensino que seguem recomendações da Agenda 2030. Portanto, para contribuir com análise de produção científica, verificou-se, através de uma busca sistemática, o tema educação + ambiente no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Analisou-se os 9 Institutos Federais da Região Amazônia. Foram recuperados 49 trabalhos dos quais, após planilhados, foi verificado que apenas 9 fazem parte do escopo. Identifica-se que apesar de recentes os Programas de Pós-graduação dos IFs há um interesse em pesquisas sobre o tema.
Referências
CAPES. Plataforma Sucupira. Dados cadastrais dos programas. Capes, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/listaPrograma.jsf. Acesso em: 24 nov. 2021.
COOPER, H.; HEDGES, L.V. The handbook of research synthesis. Russell Sage Foundation, New York, 1994.
GERALDO, Genilson; SOUZA PINTO, Marli Dias de. Aspectos epistemológicos da Ciência da Informação e a construção conceitual da sustentabilidade informacional. In. BARBALHO, Célia Regina Simonetti; INOMATA, Danielly Oliveira; FERNANDES, Tatiana Brandão (Orgs). Sustentabilidade informacional em ecossistemas de conhecimentos. Manaus: Edua, 2021.
LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Tradução livre. Estocolmo, jun. 1972. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2013/12/estocolmo_mma.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.
ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 11 jan. 2022.
SAITO, Carlos. A pesquisa em educação ambiental em diferentes áreas do conhecimento: algumas reflexões. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, n.2, p. 41-64, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6860/4963. Acesso em: 12 dez. 2021.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2010.
RODRIGUES; José Cláudio Ramos; NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Saber ambiental, complexidade e educação ambiental. 2017. Revbea, São Paulo, v. 11, n. 5, p. 152-165, 2017. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2363/1483. Acesso em: 20 nov. 2021.