Produção científica sobre educação ambiental da pós-graduação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Amazônia Brasileira

Autores

  • Gerlandy Leão da Silva UFPA
  • Hamilton Vieira de Oliveira UFPA
  • Iranildo Junior de Souza Pinheiro UFPA

Palavras-chave:

Produção científica, Instituto Federal, Educação ambiental, Região Amazônica, Sustentabilidade

Resumo

Análise da produção científica sobre o tema educação ambiental em Programas de Pós-graduação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em estados da região Amazônica brasileira. A educação ambiental é um tema cada vez mais inserido no dia a dia nas instituições de ensino que seguem recomendações da Agenda 2030. Portanto, para contribuir com análise de produção científica, verificou-se, através de uma busca sistemática, o tema educação + ambiente no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Analisou-se os 9 Institutos Federais da Região Amazônia. Foram recuperados 49 trabalhos dos quais, após planilhados, foi verificado que apenas 9 fazem parte do escopo. Identifica-se que apesar de recentes os Programas de Pós-graduação dos IFs há um interesse em pesquisas sobre o tema.

Biografia do Autor

Hamilton Vieira de Oliveira, UFPA

Professor Dr. da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará

Iranildo Junior de Souza Pinheiro, UFPA

Mestre em Ciência da Informação- UFPA

Referências

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões