Fala Aí, Julieta!

a construção do podcast oficial do SISBI UEFS

Autores

Palavras-chave:

biblioteca universitária, podcast, comunicação com o usuário, cibercultura

Resumo

Nesse artigo, é apresentado o processo de criação, implementação e desenvolvimento do “Fala Aí Julieta!”, podcast elaborado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana (SISBI UEFS). A adoção da ferramenta podcast no SISBI UEFS promoveu um novo canal de comunicação com os seus públicos de interesse, denotando de maneira lúdica, a difusão da informação em uma plataforma digital.

Biografia do Autor

Luis Ricardo Andrade da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente atua como Bibliotecário Analista no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA (SISBI UEFS), e realiza consultoria de normalização de publicações como autônomo na empresa Normas Service.

Ana Martha Machado Sampaio, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1993). Atualmente é Diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Agente da Informação e Documentação atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, feira de cordel, exposições, disseminação, preservação, conservação, obras raras, referência, digitalização, aquisição e desenvolvimento de coleções, sistema de biblioteca Pergamum.

Girleide de Oliveira Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2010) e Especialização em Contabilidade Tributária pela Faculdade Anísio Teixeira - FAT / BA (2013). Atualmente é técnica universitária da Universidade Estadual de Feira de Santana, na função de Gerente de Informação e Documentação do Sistema de Bibliotecas da UEFS. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e em docência do ensino superior no Curso de Contábeis, tendo ministrado as disciplinas de: Contabilidade Avançada, Perícia Contábil, Análise das Demonstrações Contábeis e Trabalho Interdisciplinar Dirigido III

Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1997), com especialização em Literatura Infantil e Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2001) e especialização em Gestão de Bibliotecas, Documentos e Acervos pela Faculdade Hélio Rocha (2016). Com experiência como diretora no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é bibliotecária da Universidade Estadual de Feira de Santana e Contadora de Histórias.

Clemilda Santana dos Reis de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia(2009). Atualmente atua como servidora técnica no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, no cargo de Gerente de Formação e Desenvolvimento do Acervo.

Luciana Silva Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Luciana Silva Santos é bacharela em Comunicação Social e especialista em Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente compõe a equipe do Núcleo de Cooperação e Ações em Políticas Públicas e Economia Solidária (COAPPES), vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Em 1998 recebeu o Prêmio INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação de melhor monografia de graduação pelo trabalho "Política e mídia: Salvador na era dos plurais". Em 2007 recebeu o Prêmio Luiz Orlando da Silva da Associação Paulista de Cineclubes pelo desenvolvimento do Projeto Imagens: cinema na UEFS. Atuou como instrutora da disciplina Mediação Cultural no Projeto Plata-forma, desenvolvido pelo Instituto Roerich da Paz e Cultura no Brasil. Atuou como professora e pesquisadora da linha de pesquisa Gestão de Empreendimentos Solidários do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (atual IFBA) no período de 2005 a 2007. Foi pesquisadora bolsista da FAPESB em 2005 na pesquisa sobre Metodologias de Incubação ITCP/ CEFET-Ba e EPADE/ UNIFACS. Atuou como professora substituta das disciplinas Comunicação Organizacional e Relações Públicas, no curso de Bacharelado em Administração e como orientadora tecnológica de cooperativas populares na ITCP - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do CEFETBA (atual IFBA) de 2005 a 2007. Coordenou o projeto de extensão universitária Imagens - Cinema na Universidade Estadual de Feira de Santana de 2004 a 2006, com atividades integradas e exibições gratuitas. Atuou como diretora adjunta no Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Bahia, da Casa Civil, com acompanhamento e análise de projetos da área social de 2007 a 2010. Atuou como Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família na Bahia de 2010 a 2015. Presidiu a Comissão de Monitoramento e Avaliação do Contrato de Gestão do Programa do Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA de 2014 a 2017. Integra a rede de instrutores internos do estado da Bahia, sendo instrutora dos cursos Básico de Formação de Instrutores e Comunicação interpessoal. É facilitadora de cursos de Relações Públicas, Comunicação Não-violenta e Círculos Virtuais de Construção de Paz. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Comunicação Organizacional, Comunicação Comunitária, Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, Mobilização Social e Educação para a Paz e para a Convivência Democrática.

Referências

BDDB Branding Design. Uma empresa sem identidade visual coloca em risco sua existência. Gazeta do Povo, Curitiba, 07 jul, 2022. Disponível em:

https://www.gazetadopovo.com.br/conteudo-publicitario/bddb/uma-empresa-sem-identidade-visual-coloca-em-risco-sua-existencia/. Acesso em: 12 jul. 2022.

FREIRE, Eugênio Pacelli Aguiar. Podcast: uma breve história de uma nova tecnologia educacional. Marília/SP: UNESP. Educação em Revista, v. 18, n. 2, p. 55-70, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7414. Acesso em: 23 jun. 2022.

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia geral. 7. ed. Atlas: São Paulo, 2010.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação: como extensões do homem. Tradução Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1974.

SILVA, Ágatha Contursi César Spiegel da. A utilização de novas mídias digitais como fonte de informação: um estudo exploratório sobre podcasts. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, 2019.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Conheça a UEFS: nossa história. Feira de Santana, 2022. Disponível em: https://www.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=12. Acesso em: 07 jul. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema Integrado de Bibliotecas. e-Sisbi. 2021- . Podcast no canal do Youtube SISBI UEFS - Biblioteca Viva. Disponível em: https://youtu.be/Z7PWhy4zKCk. Acesso em: 23 jun. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema Integrado de Bibliotecas. Podcast Fala Aí, Julieta! 2020- . Disponível em: http://www.sisbi.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=97 . Acesso em: 23 jun. 2022.

ZANINELLI, Thais Batista et al. Os nativos digitais e as bibliotecas universitárias: um paralelo entre o novo perfil do usuário e os produtos e serviços informacionais. Informação & Informação, v. 21, n. 3, p. 149-184, abr. 2017. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/25861. Acesso em: 06 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios