Ansiedade de quê? De biblioteca
uma revisão de literatura
Palavras-chave:
Ansiedade, Revisão de literaturaResumo
No contexto do presente artigo interessa-nos o tema Ansiedade da Biblioteca(AB), mais particularmente entre ingressantes dos cursos de graduação e usuários potenciais dos sistemas de bibliotecas universitárias brasileiras. Considerando a relevância do tema, sua relação com o desenvolvimento de produtos e serviços biblioteconômicos adequados aos usuários e a possibilidade de ampliação dos estudos sobre o assunto no contexto brasileiro foi realizada uma revisão sistemática na literatura para identificar e analisar como o tema AB, relacionado ao contexto das bibliotecas universitárias, vem sendo abordado em estudos empíricos no período de 1986 a 2021. Para a análise, foram selecionados 38 artigos. As áreas temáticas abordadas nos estudos se concentram em: AB enquanto processo (Ansiedade ligada a fatores comportamentais do usuário); relacionamentos da AB com tarefas executadas por estudantes na biblioteca e a ansiedade; revisão da literatura produzida; aferição de AB por meio de escala pré-definidas, avaliação bibliométrica da evolução da ciência diante da literatura produzida sobre AB e a interação das pesquisas. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, há o uso de abordagens quantitativas e qualitativas. A síntese dos resultados descritos nos artigos aponta para a relevância do conhecimento do fenômeno e comunidades de prática como significativas para gerar e fomentar novos conhecimentos.
Referências
BANDEIRA, M. et al. Comportamento assertivo e sua relação com ansiedade, locus de controle e auto-estima em estudantes universitários. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 22, n. 2, p. 111-121, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2005000200001. Acesso em: 30 nov. 2021.
BEZERRA, B. et al. Prevalência da disfunção temporo mandibular e de diferentes níveis de ansiedade em estudantes universitários. Revista Dor, v. 13, n. 3, p. 235-242, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-00132012000300008. Acessado em: 30 nov. 2021.
BOSTICK, S. l. The development and validation of the library anxiety scale. Unpublished doctoral dissertation, Wayne State University,1992.
COÊLHO, N.L.; TOURINHO, E. Z. O conceito de ansiedade na análise do comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 21, n. 2, p. 171-178, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722008000200002. Acesso em: 17 nov. 2021.
GREMMELS, G. S. Constance Mellon’s “Library Anxiety”: An Appreciation and a Critique. College & Research Libraries, v. 76, n. 3, p. 268–275, 2015. Disponível em: doi:10.5860/crl.76.3.268. Acesso em: 21 dez. 2022.
LEÃO, A. M. et al. Prevalência e Fatores Associados à Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 4, p. 55-65, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180092. Acessado em: 30 nov. 2021.
MELLON, C. Library Anxiety: A Grounded Theory and Its Development. College & Research Libraries, v.47, n.2, p. 160-165,1986. Disponível em: doi: 10.5860/crl_47_02_160. Acesso em: 30 nov. 2021.
ONWUEGBUZIE, A. et al. Library Anxiety: theory, research, and aplications. Lanham, Mariland, Oxford: The Scarecrow Press, 2004.
Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA, 2015) Disponível em: https://prisma-statement.org/. Acesso em: 10 ago.2022.
SOARES, A. B.; MARTINS, J. S. R. Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Paidéia,Ribeirão Preto, v. 20, n. 45, p. 57-62, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100008. Acesso em: 30 nov. 2021.