A produção científica brasileira sobre competência em informação

um estudo dos artigos indexados na BRAPCI (2000-2019)

Autores

  • Djuli De Lucca Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Cassiane Leite FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Patrícia Neubert UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Palavras-chave:

Competência em Informação, Produção Científica, BRAPCI

Resumo

No Brasil, a competência em informação é objeto de estudos desde o ano 2000. No entanto, os estudos de mapeamento da produção científica ainda são escassos. Esse artigo analisa a produção científica brasileira sobre competência em informação indexada na BRAPCI entre os anos de 2000 e 2019, de modo a identificar os padrões da produção científica na temática, analisa a produtividade dos periódicos sobre o tema e os padrões de autoria das publicações. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem quantitativa-qualitativa, que busca construir indicadores para a mensuração da atividade científica na temática. Foram identificados 530 documentos, publicados em periódicos científicos (461) e anais de eventos (69), desde 2002, apresentando aumento expressivo após 2008. Dentre os resultados publicados em periódicos científicos, destacam-se aqueles editados por universidades (69,77%), sendo o mais produtivo, a Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (55). A co-autoria é pratica frequente na produção da temática, mas produtividade dos autores ainda é baixa, a maioria publicou entre 1 e 2 artigos. Entre os autores mais produtivos, Elizete Vieira Vitorino (34) lidera o ranking, mas destacam-se os pesquisadores vinculados as universidades públicas, das quais a UNESP possui maior número de menções. Os dados apontam a relevância dos eventos e dos periódicos editados por associações e universidades para a publicação das pesquisas sobre CoInfo no Brasil.

Biografia do Autor

Cassiane Leite, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Patrícia Neubert, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões