Arquitetura da informação em repositório institucional

foco no acesso e disseminação da informação científica do RI-IFPE

Autores

  • Amanda Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Ádja Câmara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Gutemberg Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Alexandre Câmara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação em RI, Repositórios Institucionais, Agenda 2030, IFPE

Resumo

A arquitetura da informação contribui para organizar e disponibilizar dados, em forma de objetos digitais nos RI (repositórios institucionais), e implica no sucesso de como tais conteúdos serão acessados, disseminados. Objetiva identificar e organizar um layout de arquitetura da informação no RI do IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) que resulte em uma fácil interação entre os usuários e o conteúdo recuperado. Metodologicamente apresenta um relato de experiência do caso aplicado ao RI IFPE, com a reorganização de seu layout estrutural nas comunidades e coleções, antes agrupadas por grau de formação e agora por tipologia e área de conhecimento, resultando em aumento de buscas e visualizações de forma satisfatória, no tocante à promoção do acesso a educação de qualidade propostos pelo ODS 04 da agenda 2030, no sentido de promover o acesso à informação e a pesquisa para pesquisadores em todo mundo. Conclui-se que deste modo o RI passa a colaborar de forma mais eficiente no contexto da ciência aberta, sendo um ambiente inclusivo, sem custos ou barreiras para adquirir novos conhecimentos e habilidades, como preconizado pelos ODS da Agenda 2030

Biografia do Autor

Amanda Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Bibliotecária Documentalista

Especialista em Gestão de Pessoas e Docência do Ensino Superior

Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura.

Doutoranda em Educação

Ádja Câmara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Bibliotecária Documentalista

Especialista em Gestão da Informação

Mestranda em Gestão Ambiental 

Gutemberg Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Técnico em Assuntos Educacionais

Licenciado em Geografia

Mestre em Desenvolvimento Local Susetentável

Doutorando em Educação

Alexandre Câmara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Técnico Administrativo

Referências

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios