Educação no terreiro

oficina de introdução ao letramento informacional em uma comunidade religiosa tradicional de matriz africana

Autores

Palavras-chave:

Competência em Informação., Educação histórica, Letramento Informacional, Religião afro-brasileira

Resumo

Constitui-se em relato de experiência de oficina de letramento Informacional realizada no terreiro “Reino de Iemanjá Candomblé de Xangô e Oxum, comunidade religiosa tradicional de matriz africana na cidade do Rio Grande/RS”, com o objetivo fomentar o processo investigativo, o aprendizado ativo e independente, pensamento crítico e contextualizado, instrumentalizando os participantes para o uso eficaz e ético das informações acerca da história das religiões de matriz africana. A oficina foi aplicada a alunos e alunas da rede básica de ensino, com faixa etária variante entre 14 e 30 anos, os quais configuram a “juventude” daquele terreiro. O desenvolvimento da oficina ocorreu através da problematização dos conceitos de informação e conhecimento. Foram adotados como critérios de avaliação da oficina, duas perspectivas: a “diagnóstica”, com vistas a reconhecer os níveis de conhecimento acerca do uso das informações por parte dos alunos, bem como, suas formas e/ou capacidades de realização de buscas.  E a “formativa”, com vistas a orientar os e as participantes no planejamento, organização, buscas e utilização das informações com a aplicação de um questionário estruturado, que deveria ser respondido pelos participantes ao longo da explanação dos temas. Como resultados, constatou-se que considerando a diversidade etária dos participantes e a variação do nível de escolaridade, todos apresentaram dificuldades para realização das atividades propostas. Ainda que tenha sido utilizada a temática do candomblé, como estratégia de aproximação e apreensão do conteúdo, percebeu-se que o grupo possui dificuldades com a maioria das competências e habilidades informacionais, onde as atividades propostas para planejar, organizar, buscar, acessar, identificar e descrever informações. Por outro lado, a oficina proporcionou ao grupo o primeiro contato com as competências e habilidades informacionais, ao qual os e as participantes demonstraram bastante interesse. Conclui-se que a aplicação da oficina de introdução ao letramento informacional no terreiro apresentou resultado satisfatório, de modo geral, pois, além de proporcionar a instrumentalização acerca da busca, identificação e usos da informação, a oficina apresenta diagnóstico interessante para que novas ações e projetos possam ser implementados nos espaços formais e informais de educação, proporcionando mais possibilidades aos indivíduos de aprender a aprender ao longo da vida.

Biografia do Autor

Marcelo Moraes Studinski, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutorando em história pelo PPGH/UFPEL. Bolsista CAPES. Mestre e bacharel em história pela FURG. Especialista em história e cultura afro-brasileira pela FAMART.

Renata Braz Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2000), Mestre e Doutora em Educação (2005 ; 2010) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Atuou como bibliotecária na Rede Pública Municipal de Educação de Pelotas e no Sistema de Bibliotecas da UFPel. É professora Associada no Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no qual também já exerceu a função de coordenadora do Curso de Biblioteconomia. Atua no Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Concluiu o Pós-doutorado na Facultad de Ciencias de la Documentación de la Universidad Complutense de Madrid, sob a supervisão da Profa. Dra. Aurora Cuevas-Cerveró, com bolsa do CNPq pelo Programa Ciências sem Fronteiras. Líder do Grupo de pesquisa MIL - Mediação da Informação e Leitura -http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3402353387971766

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville: ABEU, 2012.

CAPUTO, Stela Guedes. Educação nos Terreiros: e como a escola se relaciona com crianças de candomblé. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

CAREGNATO, S. E. O desenvolvimento de habilidade informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Rev. de Bibliotecon. & Comum., Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, 2000.

GASQUE, Kelley Cristine Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. [e-book]. Brasília: UNB, 2012.

GRUMBERG, Evelina. Educação patrimonial: utilização dos bens como recursos educacionais. Cadernos do CEOM, Chapecó, SC, Argos, nº 12, 2000, p. 159-180.

Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-01082012-095527/pt-br.php Acesso: 30 abr. 2022.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da

PUCSP. São Paulo, 1993.

SANTOS, Maria Stella de Azevedo (Mãe Stella de Oxossi). Meu tempo é agora. 2. Ed. Salvador: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, 2010.

SANTOS, Irineia Maria Franco dos. Nos domínios de Exu e Xangô o Axé nunca se quebra: transformações históricas em religiões afro-brasileiras. São Paulo e Maceió (1970-2000). 2012. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/T.8.2012.tde-01082012-095527. Acesso em: 20 jul. 2022.

SANTOS, V. A. D.; CERVELIN, G.; ALCARá, A. R. Estratégias de ensino para ações de formação da competência em informação em bibliotecas escolares. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1425/1243 . Acesso em: 17 maio 2022.

SPUDEIT, Daniela. Programas para desenvolvimento de competências informacionais: implementação, metodologias e avaliação. In: ALVES, Fernanda Maria Melo; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira. (org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 235-278. E-book.

VIANNA, Bárbara Ieger; CAREGNATO, Sônia Elisa. Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, v.27, n. 2, p. 242-267, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40007/30709. Acesso em: 06 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 14 - I Fórum de Debate sobre Competência em Informação