Educação no terreiro
oficina de introdução ao letramento informacional em uma comunidade religiosa tradicional de matriz africana
Palavras-chave:
Competência em Informação., Educação histórica, Letramento Informacional, Religião afro-brasileiraResumo
Constitui-se em relato de experiência de oficina de letramento Informacional realizada no terreiro “Reino de Iemanjá Candomblé de Xangô e Oxum, comunidade religiosa tradicional de matriz africana na cidade do Rio Grande/RS”, com o objetivo fomentar o processo investigativo, o aprendizado ativo e independente, pensamento crítico e contextualizado, instrumentalizando os participantes para o uso eficaz e ético das informações acerca da história das religiões de matriz africana. A oficina foi aplicada a alunos e alunas da rede básica de ensino, com faixa etária variante entre 14 e 30 anos, os quais configuram a “juventude” daquele terreiro. O desenvolvimento da oficina ocorreu através da problematização dos conceitos de informação e conhecimento. Foram adotados como critérios de avaliação da oficina, duas perspectivas: a “diagnóstica”, com vistas a reconhecer os níveis de conhecimento acerca do uso das informações por parte dos alunos, bem como, suas formas e/ou capacidades de realização de buscas. E a “formativa”, com vistas a orientar os e as participantes no planejamento, organização, buscas e utilização das informações com a aplicação de um questionário estruturado, que deveria ser respondido pelos participantes ao longo da explanação dos temas. Como resultados, constatou-se que considerando a diversidade etária dos participantes e a variação do nível de escolaridade, todos apresentaram dificuldades para realização das atividades propostas. Ainda que tenha sido utilizada a temática do candomblé, como estratégia de aproximação e apreensão do conteúdo, percebeu-se que o grupo possui dificuldades com a maioria das competências e habilidades informacionais, onde as atividades propostas para planejar, organizar, buscar, acessar, identificar e descrever informações. Por outro lado, a oficina proporcionou ao grupo o primeiro contato com as competências e habilidades informacionais, ao qual os e as participantes demonstraram bastante interesse. Conclui-se que a aplicação da oficina de introdução ao letramento informacional no terreiro apresentou resultado satisfatório, de modo geral, pois, além de proporcionar a instrumentalização acerca da busca, identificação e usos da informação, a oficina apresenta diagnóstico interessante para que novas ações e projetos possam ser implementados nos espaços formais e informais de educação, proporcionando mais possibilidades aos indivíduos de aprender a aprender ao longo da vida.
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