Os e-books como uma ferramenta de comunicação e divulgação científica

o caso da Edufal

Autores

Palavras-chave:

E-books, Livros digitais, Comunicação científica, Divulgação científica, Editoras universitárias

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os e-books da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) como uma ferramenta de comunicação e divulgação científica. Discorre sobre os conceitos de comunicação e divulgação científica. Apresenta a Edufal. É uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Aborda os e-books produzidos no âmbito da Edufal. Reflete sobre o potencial dos e-books da Edufal para a comunicação e divulgação da ciência. Conclui que os livros eletrônicos da Edufal são uma alternativa para a comunicação primária e divulgação científica.

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639. Acesso em: 9 nov. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS. Pesquisa Abeu 2021. 2022. Disponível em: https://www.abeu.org.br/pesquisas-abeu/. Acesso em: 05 jul. 2022.

BUCKLAND, M. K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science (JASIS), v. 45, n. 5, p. 351-360, 1991. Disponível em: http://people.ischool.berkeley.edu/~buckland/thing.html. Acesso em: 16 nov. 2020.

BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp, p. 1-12, dez. 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585/6761. Acesso em: 12 jan. 2021.

BUFREM, L. S. Editoras universitárias no Brasil: uma crítica para a reformulação da prática. São Paulo: Edusp, Com Arte; Curitiba: Editora da UFPR, 2001.

EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Conheça a Edufal. [2022]. Disponível em: https://www.edufal.com.br/?page_id=23. Acesso em: 05 jul. 2022.

EPSTEIN, I. Comunicação da ciência: rumo a uma teoria da divulgação científica. Organicom, São Paulo, n. 16-17, p. 19-38, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139126. Acesso em: 19 jun. 2021.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DE INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES. Bibliotecas por um Mundo Melhor: Agenda 2030. São Paulo: Febab, 2018.Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4563. Acesso em: 21 jul. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.

GRAU, Isabel; ODDONE, Nanci; DOURADO, Stella. E-books, livros digitais ou livros eletrônicos? Um estudo terminológico. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 14, 2013.

MEADOWS, A. J. A Comunicação Científica. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

ODDONE, Nanci. A ciência e o livro eletrônico: reinventando a comunicação científica. Rio de Janeiro: CNPq, 2013.

PECEGUEIRO, C. M. P. A. Revistas científicas em educação no Mercosul. São Luís: EDUFMA, 2014.

SCIELO LIVROS. Home page: editoras. [2022]. Disponível em: https://books.scielo.org/. Acesso em: 05 jul. 2022.

SERRA, L. G. Livro digital e bibliotecas. Rio de Janeiro: FGV, 2014.

TARGINO, M. G; TORRES, N. H. Comunicação científica além da ciência. Ação Midiática, Curitiba, n. 7, 2014, p. 1-12. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36899. Acesso em: 10 nov. 2021.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões