Organização da informação

um olhar sobre a teoria e práxis da catalogação com Resource Description and Access (RDA) da Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Autores

Palavras-chave:

Resource Description and Access, Catalogação, Organização da informação

Resumo

Não enviado pelos autores.

Biografia do Autor

Loiva Duarte Novak, PUCRS

Especialista em Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bibliotecária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) atuando no Setor de Tratamento da Informação com processamento técnico de obras em RDA, também participa de grupos de trabalho de capacitação pessoal e profissional e de comunicação social. Profissional com mais de 10 anos de experiência com atendimento ao público, tratamento da informação englobando processamento técnico, preservação e conservação de acervos, revisão e normatização de documentos, também preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo para Centros de Informação. Possui interesse em estudos na área da Representação Descritiva, Sistemas de Classificação, Softwares para unidades de informação e Marketing digital. 

Clarissa Jesinska Selbach, PUCRS

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), especialização em Informática na Educação pela PUCRS (2012) e especialização em Gestão Empresarial pela PUCRS (2019). Atualmente é bibliotecária sênior da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenadora do Setor de Tratamento da Informação. Possui domínio de catalogação em RDA e AACR2, classificação em CDD, indexação e demais atividades de processamento técnico. Atua com a aquisição de materiais bibliográficos e com marketing digital através de redes sociais. Trabalha também com atendimento de usuários auxiliando com pesquisas em bases de dados e possui vasta experiência em normalização de documentos de acordo com normas internacionais de documentação. Possui conhecimentos em gestão de projetos e métodos ágeis.

Lucas Martins Kern, PUCRS

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Especialista em Filosofia e Autoconhecimento: uso pessoal e profissional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020) e especialista em Gestão de Pessoas: carreiras, liderança e coaching Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2021). Atualmente é bibliotecário na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Setor de Tratamento da Informação. Trabalha com representação descritiva e temática e possui domínio da catalogação em AACR, com especial destaque para catalogação em RDA. No contexto de atuação profissional, participa de projetos e grupos intersetoriais, com responsabilidades na comunicação da biblioteca e interação em redes sociais e na política de preservação de documentos. Tem experiência na organização de bibliotecas especializadas e acervos particulares.

Anamaria Ferreira, PUCRS

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2001). Atualmente é Bibliotecária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia

Referências

CORRÊA, R. M. R. Catalogação descritiva no século XXI: um estudo sobre o RDA. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus Marília, 2008. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/correa_rmr_me_mar.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declaração de Princípios Internacionais de Catalogação. IFLA. 2009. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/cataloguing/icp/icp_2009-pt.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Functional Requirements for Bibliographic Records. IFLA. 1998. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/cataloguing/frbr/frbr.pdf. Acesso em: 9 jul. 2021.

LOPES, L. B. P.; SILVA, M. B. Tecnologia big data em bibliotecas: estudo contributivo a partir de pontuações literárias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/168759. Acesso em: 22 jul. 2022

MEY, E. S. A.; SILVEIRA, N. C. Catalogação no plural. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

PECEGUEIRO, C. M. P. A. Os desafios da recuperação da informação na era digital. Biblionline, v. 15, n.2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/45145. Acesso em: 22 jul. 2022.

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

RDA Toolkit. 2019. Introduction to RDA. Disponível em: https://access.rdatoolkit.org/en-US_ala-d3b460ae-1818-3459-8c9c-9dd5fda8edf8. Acesso em: 10 jul. 2022.

REBEKA, E.; INDRADEVI, R. A study on perception of employees during change in an organization. Mediterranean Journal of Social Sciences, v. 6, n. 1, p. 72-79, 2015. Disponível em: https://www.richtmann.org/journal/index.php/mjss/article/view/5437. Acesso em: 10 jul. 2022.

ROSTIROLLA, G. Gestão do conhecimento no serviço de referência em bibliotecas universitárias: uma análise com foco no processo de referência. 2006. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

SANTOS, R. F.; SILVA, E. F. O bibliotecário como arquiteto da informação: os desafios e as novas abordagens no hodierno contexto. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17372. Acesso em: 22 jul. 2022.

SELBACH, C. J.; FERREIRA, A.; NOVAK, L. D.; KERN, L. M. Catalogação com Resource Description and Access (RDA): relato de experiência na Biblioteca Central Irmão José Otão (PUCRS). Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 729–733, ago./ dez. 2020. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1719/pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.

SILVA, O. A. AACR2 e RDA: mudanças e estimativas para a Biblioteca Nacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/103965/AACR2%20e%20RDA%20mudan%C3%A7as%20e%20estimativas%20para%20BN.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões