Economia da atenção e as bibliotecas

ensaio sobre o papel das bibliotecas em um mundo plataformizado

Autores

  • Lorena Tavares de Paula UFMG

Palavras-chave:

Biblioteca, Economia da atenção, Capitalismo de vigilância, Plataformização

Resumo

O presente artigo se apresenta como um ensaio, texto tipo opinativo. Nele, são expostas ideias, críticas, impressões acerca do tema Capitalismo de Vigilância e as Bibliotecas diante de um mundo plataformizado. O objetivo é apresentar o capitalismo de vigilância e seu desdobramento na economia da atenção, discutindo como ele impacta as Bibliotecas em tempos de plataformização da vida social. Como fundamentação teórica primeiro apresenta-se o que é o Capitalismo de Vigilância, a plataformização e a economia da atenção. A metodologia é demarcada como o gênero literário ensaio e o que ele implica nesta Comunicação Científica. Por fim, como resultados e discussões são estabelecidas percepções críticas quanto as implicações da plataformização e a economia da atenção nas Bibliotecas e na prática profissional do Bibliotecário.

Referências

IFLA. As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf acesso: 24 de jul. 2022.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Revista Fronteiras – estudos midiáticos 22(1):2-10 janeiro/abril 2020. Unisinos – DOI: 10.4013/fem.2020.221.01.

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância :a luta por um futuro na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios