A mediação da informação e o uso de ferramentas digitais pelo bibliotecário escolar
um relato de experiência da Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Vitória-ES no período pandêmico
Palavras-chave:
Mediação da informação, Biblioteca escolar, Ferramentas digitais, Rede de Bibliotecas Escolares de Vitoria ESResumo
Apresenta as ações bibliotecárias desenvolvidas por profissionais da área que trabalham nas bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vitória, localizada no Estado do Espírito Santo. Enfatiza as possibilidades criativas, bem como a necessidade de adequação à nova realidade de trabalho: o home Office, em virtude da pandemia provocada pela Covid-19. Descreve, a partir de um relato de experiência, a forma como as ferramentas tecnológicas disponíveis podem auxiliar os serviços bibliotecários quando utilizadas com vistas na mediação da informação. Aborda um olhar diferenciado para as possibilidades de atividades que o bibliotecário pode desenvolver, para além do uso do espaço físico de trabalho, a partir de ferramentas digitais, para fomentar as dinâmicas teóricas e práticas do serviço cotidiano.
Referências
BERNARDINO; SAMPAIO. O ato de ensinar em tempos adversos: reflexão sobre a prática docente no contexto pandêmico. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 9, número especial, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/342. Acesso em: 18 jun. 2022.
BRASIL. Lei 4.084, de 30 junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 jul. 1962. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4084.htm. Acesso em: 24 jun. 2022.
CLASSIFICAÇÃO Brasileira de Ocupações : CBO - 2010 - 3. ed. ed. Brasília : MTE, SPPE, 2010. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/observatoriosocial/files/2014/09/CBO-Livro-1.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2022.
GONÇALVES, V. COVIDados a inovar e a reinventar o processo de ensino-aprendizagem com TIC. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n.1, 1 sem. 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23752/16766. Acesso em 05 jul. 2022.
NOGUEIRA, C. R.; SILVA, J. L. C. Dos Caminhos e Descaminhos da Biblioteca Escolar: reflexões e perspectivas de atuação no âmbito da mediação da leitura e formação de leitores. Folha de Rosto: revista de biblioteconomia e ciência da informação, v.2, n. esp., p. 22-30, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/146. Acesso em 30 jun. 2022.
PAIVA, R. M. V.; DUARTE, A.B.S. Biblioteca escolar: a hora e a forma de romper as paredes.XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/105005. Acesso em: 18 jun. 2022.
SANTA ANNA. J.; PEREIRA, G. Ampliando o campo de atuação bibliotecária: o bibliotecário como consultor informacional. Revista ABC, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/956. Acesso em 18 jun. 2022.
SANTOS, R. R.; SOUZA, A. C. M ; BORTOLIN, S. Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p.01-24, 2022 . Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699. Acesso em: 18. jun. 2022.
SOUTO; MORIGI. Entre o passado e o presente: as visões de biblioteca no mundo contemporâneo. Rev. ACB, v.10, n.2, p. 189-206, jan./dez., 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/432. Acesso em 20 maio 2022.
VALENTIM, M.L.P. (Org.). O profissional da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. Disponível em: https://abecin.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Profissionais-da-informacao.pdf. Acesso em 15 jun. 2022.