A mediação da informação e o uso de ferramentas digitais pelo bibliotecário escolar

um relato de experiência da Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Vitória-ES no período pandêmico

Autores

  • Roberta Trindade Falcão Prefeitura Municipal de Vitória
  • Mariluce de Souza Correa
  • Andrea Carla Goncalves Prefeitura Municipal de Vitória
  • Elane Couto Uliana Prefeitura Municipal de Vitória
  • Fabiana Fernandes Franca Prefeitura Municipal de Vitória

Palavras-chave:

Mediação da informação, Biblioteca escolar, Ferramentas digitais, Rede de Bibliotecas Escolares de Vitoria ES

Resumo

Apresenta as ações bibliotecárias desenvolvidas por profissionais da área que trabalham nas bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vitória, localizada no Estado do Espírito Santo. Enfatiza as possibilidades criativas, bem como a necessidade de adequação à nova realidade de trabalho: o home Office, em virtude da pandemia provocada pela Covid-19. Descreve, a partir de um relato de experiência, a forma como as ferramentas tecnológicas disponíveis podem auxiliar os serviços bibliotecários quando utilizadas com vistas na mediação da informação. Aborda um olhar diferenciado para as possibilidades de atividades que o bibliotecário pode desenvolver, para além do uso do espaço físico de trabalho, a partir de ferramentas digitais, para fomentar as dinâmicas teóricas e práticas do serviço cotidiano.

Biografia do Autor

Roberta Trindade Falcão, Prefeitura Municipal de Vitória

Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Vitória

Mariluce de Souza Correa

Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Vitória

Andrea Carla Goncalves, Prefeitura Municipal de Vitória

Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Vitória

Elane Couto Uliana, Prefeitura Municipal de Vitória

Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Vitória

Fabiana Fernandes Franca, Prefeitura Municipal de Vitória

Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Vitória

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios