Curadoria de conteúdo em Ciência da Informação
uma apresentação do projeto Informe-CI
Palavras-chave:
Curadoria de Conteúdo, Inovação no emprego de tecnologias, Informe-CI, Extensão UniversitáriaResumo
É objetivo desta pesquisa descrever um projeto de Curadoria de Conteúdo destinado a Bibliotecários e demais profissionais da informação. Para tanto, nos valemos da apresentação do projeto de extensão universitária “Informe-CI: Curadoria de Conteúdo em Ciência da Informação”, promovido pela Universidade Federal de Rondônia. Em nossa fundamentação teórica, apresentamos aspectos da Curadoria de Conteúdo. Em nossos resultados e discussões, descrevemos o Projeto Informe-CI: seu alcance e recursos. Em nossas considerações finais, ponderamos que a Curadoria de conteúdo é um gesto de resistência necessário em tempos de excesso de informação e interações orientadas por escolhas algorítmicas; e indicamos as diferenças do projeto apresentado em relações a outras iniciativas parecidos no contexto da Biblioteconomia.
Referências
ALEIXANDRE-BENAVENT, R.; CASTELLÓ-COGOLLOS, L.; VALDERRAMA-ZURIÁN, J.-C. “Información y comunicación durante los primeros meses de Covid-19. Infodemia, desinformación y papel de los profesionales de la información”. Profesional de la información, v. 29, n. 4, p. 1-17. Julio-agosto 2020. Disponível em: http://profesionaldelainformacion.com/contenidos/2020/jul/aleixandre-castello-valderrama.html . Acesso em: 10 jun. 2022.
BHARGAVA, R. Manifesto For The Content Curator: The Next Big Social Media Job Of The Future ?. Rohit Bhargava, 30 set. 2009. Disponível em: https://rohitbhargava.com/manifesto-for-the-content-curator-the-next-big-social-media-job-of-the-future/ . Acesso em 30 maio 2022.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Ed. UNESP; Imprensa Oficial do Estado, 1998.
CODINA, L.; GUALLAR, J.; LOPEZOSA, C. Curación de contenidos para periodistas: conceptos, esquema de trabajo y fuentes abiertas. Barcelona: Grupo DigiDoc. Departamento de Comunicación - Universitat Pompeu Fabra, febrero 2020. Disponível em: < http://eprints.rclis.org/39536/1/Curacion_contenidos_periodistas_Febrero-2020.pdf >. Acesso em 04 fev. 2019.
CUNHA, M. B. A exclusão digital no Brasil e seus reflexos no acesso à informação. RICI, v. 14, n. 2, p. 362-366, maio / ago 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37819 . Acesso em: 10 jun. 2022.
GUALLAR, J. Sistema personal de content curator. Fases, herramientas y ejemplos. Anuário ThinkEPI. v. 14, p.1-9, 2020. Disponível em: https://thinkepi.profesionaldelainformacion.com/index.php/ThinkEPI/article/view/83678 . Acesso em 30 nov. 2020.
GUALLAR, J. Curación de contenidos en el periodismo digital: conceptualización y propuesta de un sistema para la evaluación de la curación en medios de comunicación digitales, 2021. 298 f. Doctoral thesis (Doctorado em Comunicación) - Universitat Pompeu Fabra, Barcelona. 2021. Disponível em: http://eprints.rclis.org/42065/ Acesso em 30 maio 2022.
GUALLAR, J.; CODINA, L.; ABADAL, E. La investigación sobre curación de contenidos: análisis de la producción académica. Ibersid: revista de sistemas de información y documentación, v. 14, n. 1, p. 13-22, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/168057 . Acesso em: 30 maio 2022.
GUALLAR, J.; TRAVER, P. Curación de contenidos de bibliotecas en medios sociales: plataformas, técnicas y buenas prácticas. Anuario ThinkEPI, v. 15, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3145/thinkepi.2021.e15d02 . Acesso em: 10 mar. 2022.
GUERRA-GONZÁLEZ, J. T. El bibliotecario académico universitario como curador de contenidos digitales: precisiones conceptuales y prácticas. Biblioteca Unversitária, v. 20, n. 2, p. 94-107, julio-deciembre, 2017. Disponível em: https://bibliotecauniversitaria.dgb.unam.mx/rbu/article/view/184/177 . Acesso em 11 jun. 2022.
HERNÁNDEZ-CAMPILLO, R. et al. La curación de contenidos como competencia profesional en el bibliotecario universitario cubano. Revista Bibliotecas. Anales de Investigación, v. 17, n. 3, p. 1-17, sept.-dec., 2021. Disponível em: http://revistas.bnjm.cu/index.php/BAI/article/download/430/402 . Acesso em: 10 jun. 2022.
JUAREZ POPOCA, D.; TORRES GASTELU, C. A.; HERRERA DIAZ, L. E. Las posibilidades educativas de la curación de contenidos: una revisión de literatura. Apertura, Guadalajara , v. 9, n. 2, p. 116-131, 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/apertura/v9n2/2007-1094-apertura-9-02-00116.pdf . Acesso em 10 jun. 2022.
LÓPEZ-BORRULL, A.; OLLÉ, C. Curación de contenidos científicos en tiempos de fake Science y Covid-19: una aproximación entre las ciencias de la información y la comunicación”. In: BAIGET, Tomàs (ed.). Comunicación y diversidad. Selección de comunicaciones del VII Congreso Internacional de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación. Granada: Ediciones Profesionales de la Información, 2020. Disponível em: http://profesionaldelainformacion.com/libro_ae-ic.html Acesso em 10 jun. 2022.
MUSICCO NOMBELA, D. Infoxicación: el horror vacui del siglo XXI. Comunicación Y Hombre, v.17, p. 17-20, 2021. Disponível em: https://portalderevistas.ufv.es/index.php/comunicacionyhombre/article/view/671 . Acesso em 10 jun. 2022.
ORTEGA Y GASSET, J. Missão do bibliotecário. Tradução e posfácio de António Agenor Briquet de Lemos. Brasília, DF : Briquet de Lemos-Livros, 2006.
ORTIGOSA, M. T.; DOMÍNGUEZ, C.; BUSTAMANTE, A. T. Guía para la elaboración de un plan social media para bibliotecas. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n° 118, Julio-Diciembre 2019, p. 95-113. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7222518.pdf >. Acesso em 04 fev. 2019.
ROCHA, D. G. Curadoria de conteúdo para a Educação a Distância: modelo de referência de qualidade para o ensino superior. 2021. 356 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Fernando Pessoa. Porto, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10284/10926 . Acesso em 10 jun. 2022.
TANUS, G. F. S. C.; SILVA, I. C. O. Cartilha: curadoria de conteúdo para bibliotecários/as. Natal: [s.n], 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47577 . Acesso em 10 jun. 2022.
URIBE TIRADO, A. al. Acceso, conocimiento y uso de internet en la Universidad de Antioquia: modelo de diagnóstico y caracterización. Revista Interamericana de Bibliotecología (Colombia), v. 30, n. 2, p. 13-46, 2007. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rib/v30n2/v30n2a02.pdf . Acesso em: 10 jun. 2022.
VALERO, P. P. Curación de contenidos desde bibliotecas: competencias, herramientas y aplicaciones. Ciência da Informação, v. 45, n. 2, 2016. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/3805 . Acesso em: 20 fev. 2022.
VIDAL-SEPÚLVEDA, M.; OLIVARES-RODRÍGUEZ, C. ¿Quién elige mi dieta informativa? La datificación automatizada de personas en el ambiente digital. Información, cultura y sociedad, n. 44, p. 143-154, junio 2021. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/ICS/article/view/8627 . Acesso em: 10 jun. 2022.