Mediação implícita da informação para o protagonismo social

a experiência de revitalização da biblioteca escolar do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas

Autores

  • Deise Luz do Espírito Santo Universidade Federal da Bahia
  • Henriette Ferreira Gomes

Palavras-chave:

Mediação da informação, Mediação implícita da informação, Biblioteca escolar, Protagonismo social

Resumo

A mediação da informação deve constituir ação central no processo de apropriação da informação, contribuindo para a formação do protagonismo social, seja no plano explícito ou implícito. Nas bibliotecas escolares, estas atividades devem ser planejadas e executadas de forma consciente, pois seus resultados irão impactar um público ainda em formação e por vezes privado do acesso a estes espaços. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo descrever o Projeto de Revitalização da Biblioteca Escolar do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, detalhando e categorizando suas ações gestoras. Para o alcance desse objetivo geral, buscou-se identificar as etapas e ações de implementação do projeto, categorizar as ações identificadas à luz das abordagens da mediação da informação e verificar quais os pontos fracos e fortes observados no processo. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso associado à pesquisa participante, tendo como objeto o projeto de revitalização mencionado. Dentre os principais resultados, constatou-se que as ações de mediação da informação realizadas estão mais concentradas nas ações de mediação implícita, em especial no âmbito das atividades de gestão. Como considerações finais, destaca-se a importância da continuidade das ações, bem como de estudos que analisem a experiência, dimensionando a sua influência na comunidade escolar.

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento